sábado, outubro 09, 2021

Nani e a literatura

Essa semana o cartunista Nani se foi, vítima da Covid.  Mais um cérebro roubado desse país desgovernado.

Para quem não o conhece, Nani foi um cartunista  que publicava em jornais, revistas, e que também atuava em roteiros de televisão.  Além de  tirinhas e charges ele também produziu livros infantis.

Como sempre trabalhei muito com jornal em sala de aula (hoje tá difícil,né?) e organizei muito curso para professores sobre o assunto,  dois livros do Nani foram essenciais para isso.

Os livros "O jornal do menininho" e o "Outro Jornal do menininho" explica de forma bastante lúdica, como um menino criou seu próprio jornal.

 O "Jornal do Menininho" tem a primeira edição em  1991  e o segundo livro foi publicado em 2003.



Você pode encontrar outros livros infantis, na página do Nani, na seção Livros Infantis, clicando aqui.

Mas, o último livro dele, específico para alfabetização, ainda não está  no site do autor. Está disponível apenas no site da editora. É o livro "Tem outra palavra". Nele o autor brinca com palavras dentro de palavras, uma atividade linguística interessante no processo de alfabetização e que pode desencadear inúmeras atividades com palavras de diferentes textos.


                                                                    Página do livro

Esse livro pode ser adquirido no site da editora Compor, aqui.


E, se você quiser usar atividades de leitura de jornal de forma crítica, em suas aulas, sugerimos o clássico livro da professora Maria Alice Faria, da Editora Contexto: "O Jornal na Sala de Aula". A primeira edição é  de 1996 e eu dei sorte de encontrá-lo na Feira do Livro do COLE (Congresso de Leitura do Brasil), na UNICAMP. Aliás, essa pandemia precisa acabar, pra  gente poder ir a esse Congresso novamente. Não há melhor espaço/evento pra conhecer gente, reencontrar amigos  e aprender muito sobre leitura e escrita, porque todos os pesquisadores do assunto se encontram lá.



Da mesma autora temos 'Como usar o jornal na sala de aula" e os dois livros podem ser encontrados baratinhos na Amazon (infelizmente, não estou sendo paga para indicar 😕).

E, quanto ao Nani, que ele fique em paz, pois fez muita gente feliz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...