domingo, novembro 28, 2021

Leitura de Charges e outros textos visuais

 

Comentei no penúltimo post sobre o trabalho de análise textual  no qual venho trabalhando sobre Leitura e Compreensão de Charges. Também comentei: 

"falo sobre o processo dessa pesquisa  em outro post, já que teve muita confusão nas escolas. Obrigada aos professores pelo apoio e pela briga boa!"

A confusão aconteceu porque professores de 3 escolas envolvidas no projeto quase foram impedidas de usar essa charge, gentilmente cedida pelo @LatuffCartoons


Depois de uma loonga reunião, na qual explicamos aos coordenadores e diretores, o porquê de se ler charges na escola, a importância de letramento midiático e informacional e toda a história da charge no Brasil, o trabalho foi realizado e está rendendo bons frutos. Mas, rendeu uma boa dor de cabeça e muita raiva, porque trabalho com charges há muitos anos e só agora, nesse desgoverno, comecei a ter problemas.
Essa semana, uma escola em Brasília também teve censurado o trabalho com charges. O caso repercutiu e, por sorte da escola, a diretora não aceitou as imposições que seriam feitas ao trabalho dos professores e alunos. A   reportagem da TV mostra a repercussão.
O artista, que teve suas charges censuradas, fez um pronunciamento com o qual concordo plenamente.

O vídeo está disponível na página do autor.

Por que concordo com o Chargista? 
Desde 1989, quando as primeiras conexões on-line começaram a se difundir no Brasil, a  preocupação com a  educação midiática vem desafiando pesquisadores. Nesse mesmo ano o MEC (no tempo em que tínhamos MEC, né?) lançou dois livros que foram enviados para as escolas e consegui os meus exemplares fazendo uma solicitação na secretaria de educação a distância, na época:

Já na introdução os livros informam: "Aqui se analisa a imagem  no cotidiano...partindo-se do pressuposto de que o olhar se educa, se cultiva, percebendo significados e construindo relações".

A UNESCO  também lançou, em 2016 o Guia de Alfabetização Midiática e Informacional, que tem como diretriz, a recomendação de políticas educacionais relacionadas aos diferentes tipos de mídias e recomenda:
“Sem políticas e estratégias da Alfabetização Midiática Informacional, provavelmente, aumentarão as disparidades entre os que têm e os que não têm acesso à informação e às mídias, e entre os que exercem ou não a liberdade de expressão. Outras disparidades surgirão entre os que são e os que não são capazes de encontrar, analisar e avaliar de maneira crítica, além de aplicar a informação e o conteúdo midiático na tomada de decisão”

O documento pode ser lido e baixado nesse link.

Lógico, que a charge, o cartoon, os quadrinhos e todas as artes visuais, além dos textos informativos, se encaixam aí.
E o Twitter, em convênio com a OEA, também em 2016, desenvolveu uma cartilha para educadores usarem a rede social de forma segura com seus alunos, para promover a alfabetização digital para todos, que está disponível aqui.

Aqui tem um vídeo em espanhol que também trata da alfabetização digital.

E pra quem acha que não vale a pena trabalhar com charges na escola, deixo aqui um trabalho feito em 93.


O texto acima foi produzido por uma aluna do 4° ano, de zona rural, a partir da leitura da charge do Bello. Com certeza, essa menina hoje é uma cidadã bem mais consciente. Tem informações sobre o Bello, aqui, um cara genial  que nos deixou cedo demais.

Tentei trazer nesse post um pouco de contribuição para brigarmos pelo uso de diferentes textos na sala de aula. Tomara que seja útil a vocês.












 




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...