Este é o título da reportagem especial que a Revista Nova Escola, que está nas bancas e on line, traz este mês.
A chamada da capa diz: Descubra por que os alunos precisam conhecer os diferentes gêneros para saber o quê, por que e para quem eles escrevem.Nada diferente do que sempre escrevemos por aqui, mas um excelente material para professores que às vezes ficam um pouco perdidos em relação à produção textual.
Além disto, a reportagem traz considerações de Telma Vaz, Delia Lerner,Roxane Rojo e de Miria Casteda, pesquisadoras que se dedicam, há anos, às questões de leitura e escrita.
Depois da leitura deste texto é fácil compreender o que é produzir textos de autoria.
Aproveite a bibliografia indicada, ao final da reportagem e não se esqueça da fatídica redação minhas férias,no início do semestre, sobre a qual já falei aqui, neste post.
A chamada da capa diz: Descubra por que os alunos precisam conhecer os diferentes gêneros para saber o quê, por que e para quem eles escrevem.Nada diferente do que sempre escrevemos por aqui, mas um excelente material para professores que às vezes ficam um pouco perdidos em relação à produção textual.
Além disto, a reportagem traz considerações de Telma Vaz, Delia Lerner,Roxane Rojo e de Miria Casteda, pesquisadoras que se dedicam, há anos, às questões de leitura e escrita.
Depois da leitura deste texto é fácil compreender o que é produzir textos de autoria.
Aproveite a bibliografia indicada, ao final da reportagem e não se esqueça da fatídica redação minhas férias,no início do semestre, sobre a qual já falei aqui, neste post.
E,claro, todo este material também serve a você, como embasamento para produção dos seus posts em blogs.
Oi, Fátima!
ResponderExcluirÉ por causa dessa autoria que resolvi blogar... estava (estou) cansada de ver @s alun@s escrevendo só pra agradar @s profes ou por causa da nota no final... A produção de texto, na maioria das escolas, se tornou burocracia. Ou estou exagerando??? Mas é isso que vejo ao meu redor e do que busco fugir... Apenas @ profe lê e risca todo o texto. @ alun@ recebe o texto "corrigido" e guarda: pra que serve essa prática???
Mas esse já outro assunto!
Ah, muito legal a tua redação sobre as férias... já passei por isso... mas não fui tão criativa... quase nunca o que escrevia caía no gosto da profe...
Abraços!
Oi, Suely:
ResponderExcluirvocê não está exagerando, não!! Infelizmente a gente ainda encontra muito professor pedindo para escrever sem objetivo definido. E isto não é só em português.Em todas as disciplinas.
Gostou da minha redação, né? e era a mesma todo ano, rsrsss...