sábado, março 15, 2008

Regras do jogo

Alguém entrou aqui no blog, procurando informações sobre interpretação de textos instrucionais em jogos.
Por coincidência, comentei no post abaixo, sobre um jogo e a leitura do texto instrucional.

Primeiro é preciso fazer uma distinção entre compreensão e interpretação de textos. As atividades de compreensão textual são aquelas em que se apresenta ao aluno questões cujas respostas não estão no texto, mas que ele pode inferir a partir da leitura.São mais adequadas para texto literários,crônicas, poemas...

A interpretação é uma atividade utilizada em textos informativos, como as notícias de jornais, e os instrucionais, como as receitas e regras de jogos, manuais de instrução.São aqueles textos que se a gente mudar alguma coisa, muda as informações. Mas, isto não quer dizer que não se faz inferências.
Já expliquei sobre isto, neste post antigo.


Para trabalhar a interpretação de jogos, primeiro é preciso informar a meu aluno qual é o tipo de jogo, se possível comentar sobre as origens dele, explicar para que serve e quais são os objetivos que pretendemos atingir. A parti daí, o aluno já tem conhecimentos prévios sobre o assunto. Em seguida, é preciso ler as regras, descobrir como se joga. E jogar, claro.
Depois disto, o professor pode lançar questões que estejam em desacordo com as regras do jogo, para verificar se o aluno sabe buscar a informação correta no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...