Alguém entrou aqui no blog, procurando informações sobre interpretação de textos instrucionais em jogos.
Por coincidência, comentei no post abaixo, sobre um jogo e a leitura do texto instrucional.
Primeiro é preciso fazer uma distinção entre compreensão e interpretação de textos. As atividades de compreensão textual são aquelas em que se apresenta ao aluno questões cujas respostas não estão no texto, mas que ele pode inferir a partir da leitura.São mais adequadas para texto literários,crônicas, poemas...
A interpretação é uma atividade utilizada em textos informativos, como as notícias de jornais, e os instrucionais, como as receitas e regras de jogos, manuais de instrução.São aqueles textos que se a gente mudar alguma coisa, muda as informações. Mas, isto não quer dizer que não se faz inferências.
Já expliquei sobre isto, neste post antigo.
Para trabalhar a interpretação de jogos, primeiro é preciso informar a meu aluno qual é o tipo de jogo, se possível comentar sobre as origens dele, explicar para que serve e quais são os objetivos que pretendemos atingir. A parti daí, o aluno já tem conhecimentos prévios sobre o assunto. Em seguida, é preciso ler as regras, descobrir como se joga. E jogar, claro.
Por coincidência, comentei no post abaixo, sobre um jogo e a leitura do texto instrucional.
Primeiro é preciso fazer uma distinção entre compreensão e interpretação de textos. As atividades de compreensão textual são aquelas em que se apresenta ao aluno questões cujas respostas não estão no texto, mas que ele pode inferir a partir da leitura.São mais adequadas para texto literários,crônicas, poemas...
A interpretação é uma atividade utilizada em textos informativos, como as notícias de jornais, e os instrucionais, como as receitas e regras de jogos, manuais de instrução.São aqueles textos que se a gente mudar alguma coisa, muda as informações. Mas, isto não quer dizer que não se faz inferências.
Já expliquei sobre isto, neste post antigo.
Para trabalhar a interpretação de jogos, primeiro é preciso informar a meu aluno qual é o tipo de jogo, se possível comentar sobre as origens dele, explicar para que serve e quais são os objetivos que pretendemos atingir. A parti daí, o aluno já tem conhecimentos prévios sobre o assunto. Em seguida, é preciso ler as regras, descobrir como se joga. E jogar, claro.
Depois disto, o professor pode lançar questões que estejam em desacordo com as regras do jogo, para verificar se o aluno sabe buscar a informação correta no texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário.Volte sempre.