sexta-feira, junho 15, 2007

Questões de leitura

Ao formular questões sobre um texto para verificar a compreeensão de seus alunos, escolha o tipo de questão adequada ao tipo de texto.

As perguntas de compreensão são sempre aquelas que não apresentam respostas no texto, mas que o aluno, ao responder, demonstra a compreensão, já que elas exigem a produção de inferências, mecanismos cognitivos que demonstram como o texto foi compreendido .Por ser um processo cognitivo, cada sujeito ao ler um determinado texto vai compreender de acordo com seu conhecimento de mundo, seus conhecimentos prévios sobre o assunto, etc.
Para saber mais sobre isto, leia este livro aqui e este artigo da Nova Escola.

Já as perguntas de interpretação são aquelas que não envolvem processos inferenciais. São perguntas cujas respostas já estão no texto.Este tipo de pergunta é mais adequado para a leitura de textos informativos, instrucionais, no qual a informação deve ser exata para não produzir erros.Isto não quer dizer que nestes tipos de textos não é possível criar questões inferenciais.
Veja neste exemplo. Aproveitando as festas juninas, que tal ler uma receita típica?
Paçoca
Ingredientes:
1 quilo de amendoim torrado sem casca e sem pele
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara de farinha de mandioca
1 colherinha de sal
Modo de preparar:Misture todos os ingredientes e passe-os, aos poucos, no processador de alimentos ou no liquidificador até que se tornem um pó fino. Coloque a mistura em forminhas para moldar as paçoquinhas ou em canudinhos de papel. Pronto, agora você já pode se deliciar com essa receita simples e gostosa!
Questões:
1- Quantos quilos de amendoim são necessários para se fazer a paçoca? (questão de interpretação, pois a resposta já está no texto).
2- Se ao invés de usar uma xícara de farinha de mandioca, for usado um quilo e meio de farinha de trigo, o que acontece? E se forem usadas duas colheres de sal? ( estas são questões inferenciais, pois a resposta não está no texto.Os alunos precisarão utilizar-se de seus conhecimentos prévios , elaborar inferências, para resolver as questões.
Para saber mais sobre inferências o melhor livro é este.

4 comentários:

  1. Oi, Fátima
    No trabalho de análise textual, é necessário fazer com que o aluno entenda que as perguntas exigem diferentes habilidades: respostas "coladas" ao texto; outras inferenciais: outras que exigem conhecimento prévio; outras, pessoais, isto é, exigem do aluno sua opinião.
    Seu projeto de Meio Ambiente está muito bom. Coloquei no meu blog uma dica de leitura com esse tema.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fátima:
    Dê uma olhada no livro da Regina Dell'Isolla ou da Ângela Kleiman, porque os conhecimentos prévios,é que acionam as opiniões e, por isto, fazem parte do processamento de inferências.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Com certeza. Não estou discordando, Fátima, apenas confirmando, talvez acrescentando um dado novo, ou seja, os alunos devem estar conscientes dos tipos de perguntas, não somente os professores. Acho que faltou clareza no meu comentário. Relendo notei erro de digitação(dois pontos por ponto e vírgula), também não ordenei as habilidades.
    Nessa nossa troca aprendemos muito. Não gosto muito de pedagogia, com raríssimas exceções. Prefiro ler ensaios, crítica literária.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...