A supressão de letras acontece quando o aluno não domina o uso das letras no sistema alfabético. Isto é muito comum quando a alfabetização foi feita a partir de famílias silábicas, e não do uso de textos.
Por exemplo, um aluno que aprende apenas determinadas famílias com consoantes e vogais como ba, ca, da, vai ter dificuldades para escrever palavras que contenham dígrafos e encontros consonantais. Para escrever a palavra claro, por exemplo, é possível que o aluno grafe sem o L,pois está acostumado apenas a sílabas simples.Da mesma forma ao escrever carro, a grafia será feita com apenas um R.
Nestes casos o professor deve trabalhar com o aluno pedindo que leia o que escreveu e faça a correção. Ao falar o aluno percebe que está faltando alguma coisa e a correção se torna mais fácil.
Apresentar textos de literatura adequados, que considerem que o aluno já é um falante nativo da língua, é uma solução perfeita para resolver estes casos.
Por isto, cuidado ao escolher livros de literatura para leitores iniciantes. Muitos deles consideram o pequeno leitor como se ele não fosse capaz de se expressar e, por isto, precisa ler textos que contenham apenas determinadas sílabas, ou frases curtas, no estilo cartilhês.
Por exemplo, um aluno que aprende apenas determinadas famílias com consoantes e vogais como ba, ca, da, vai ter dificuldades para escrever palavras que contenham dígrafos e encontros consonantais. Para escrever a palavra claro, por exemplo, é possível que o aluno grafe sem o L,pois está acostumado apenas a sílabas simples.Da mesma forma ao escrever carro, a grafia será feita com apenas um R.
Nestes casos o professor deve trabalhar com o aluno pedindo que leia o que escreveu e faça a correção. Ao falar o aluno percebe que está faltando alguma coisa e a correção se torna mais fácil.
Apresentar textos de literatura adequados, que considerem que o aluno já é um falante nativo da língua, é uma solução perfeita para resolver estes casos.
Por isto, cuidado ao escolher livros de literatura para leitores iniciantes. Muitos deles consideram o pequeno leitor como se ele não fosse capaz de se expressar e, por isto, precisa ler textos que contenham apenas determinadas sílabas, ou frases curtas, no estilo cartilhês.
Adorei suas considerações lá na lista sobre as dificuldades na escrita. É isto que falta nos professores: interpretar o 'erro' do aluno e dar-se conta do nível em que ele se encontra e o que é necessário fazer para superar esta condição. Sempre procurei trabalhar nesta perspectiva, fazendo as crianças se darem conta, especialmente através da leitura.
ResponderExcluirPena que só vi esta série de posts hj!!! Que vergonha!!!
Bjs
Sintian
Muito bom! Também penso assim. Estou sempre lendo, buscando e cada vez mais acredito ser a leitura o fator preponderante da boa escrita.
ResponderExcluirTenho um blog dcom um projeto (meu) de alfabetização:
LER E ESCREVER É SÓ COMEÇAR -
http//professoraaparecida.blogspot.com