Esta foi uma resposta à pergunta enviada pela professora Elisabet, aí no mural:
Acho super chato, ficar fazendo perguntas sobre o livro que o aluno leu. Ao invés de incentivar a leitura isto afasta os alunos do livro, porque já decifram o livro, prá responder perguntas.
Minha experiência com este tipo de atividade em sala de aula, nunca foi proveitosa.
A Elisabet tem uma vantagem: na escola em que ela atua, de acordo com o projeto de leitura, cada aluno lê um livro diferente do outro.Isto proporciona uma diversidade maior de atividades, para que o professor possa avaliar o que foi lido, e ainda por cima, incentivar os outros alunos a buscarem a a leitura que o colega fez.
Quantas vezes já lemos um livro, uma revista, um artigo, porque alguém sugeriu, recomendou, dizendo que era legal? Talvez seja esta a fonte de sucesso de um livro como o Código da Vinci , por exemplo.
Aí vai uma sugestão:
faça um jornal falado, pode-se denominá-lo de jornal literário, em que os alunos sejam apresentadores dos livros que leram. Para isto, eles precisam ter tempo delimitado para falar, e falar de tal forma, que provoque em quem estiver ouvindo, vontade de ler o livro. Para chegar a isto, eles precisam resumir o que leram e, claro, aprender a criar suspense para não contar o final da história.
Ajude-os nas primeiras vezes.Estabeleça pouquíssimos minutos para cada aluno apresentar, como se fosse um jornal de TV. Consequentemente, eles precisarão criar textos claros e informativos sobre o que leram, de tal forma que todos entendam.
Nesta situção de leitura e escrita, além de ler o livro porque tem o objetivo de ser um repórter, o aluno irá aprender a fazer resumos. Nas primeiras vezes é um pouco complicado. Mas, depois a atividade se torna tranquila.
Se tiver oportunidade, depois do primeiro jornal literário, apresente-o para outras turmas assistirem, pois assim os "alunos repórteres" se sentirão valorizados.
Fiz esta atividade com alunas de curso superior, sem hábitos de leitura.Ao final do semestre, comparamos com a bibliotecária quantas livros indicados haviam sido lidos. O resultado extrapolou as expectativas.
Uma outra sugestão é a roda de leitura, mas disto falo depois.
Para incentivar a leitura, esse é o caminho correto, quando trabalhei com teatro, os alunos em grupo, iriam ter que juntar os personagens das várias histórias, e representá-los numa história posterior, que eles iriam criar.
ResponderExcluir