quarta-feira, maio 03, 2006

Sobre livros, literatura e leitura

Esta foi uma resposta à pergunta enviada pela professora Elisabet, aí no mural:
Acho super chato, ficar fazendo perguntas sobre o livro que o aluno leu. Ao invés de incentivar a leitura isto afasta os alunos do livro, porque já decifram o livro, prá responder perguntas.
Minha experiência com este tipo de atividade em sala de aula, nunca foi proveitosa.
A Elisabet tem uma vantagem: na escola em que ela atua, de acordo com o projeto de leitura, cada aluno lê um livro diferente do outro.Isto proporciona uma diversidade maior de atividades, para que o professor possa avaliar o que foi lido, e ainda por cima, incentivar os outros alunos a buscarem a a leitura que o colega fez.
Quantas vezes já lemos um livro, uma revista, um artigo, porque alguém sugeriu, recomendou, dizendo que era legal? Talvez seja esta a fonte de sucesso de um livro como o Código da Vinci , por exemplo.
Aí vai uma sugestão:
faça um jornal falado, pode-se denominá-lo de jornal literário, em que os alunos sejam apresentadores dos livros que leram. Para isto, eles precisam ter tempo delimitado para falar, e falar de tal forma, que provoque em quem estiver ouvindo, vontade de ler o livro. Para chegar a isto, eles precisam resumir o que leram e, claro, aprender a criar suspense para não contar o final da história.
Ajude-os nas primeiras vezes.Estabeleça pouquíssimos minutos para cada aluno apresentar, como se fosse um jornal de TV. Consequentemente, eles precisarão criar textos claros e informativos sobre o que leram, de tal forma que todos entendam.
Nesta situção de leitura e escrita, além de ler o livro porque tem o objetivo de ser um repórter, o aluno irá aprender a fazer resumos. Nas primeiras vezes é um pouco complicado. Mas, depois a atividade se torna tranquila.
Se tiver oportunidade, depois do primeiro jornal literário, apresente-o para outras turmas assistirem, pois assim os "alunos repórteres" se sentirão valorizados.
Fiz esta atividade com alunas de curso superior, sem hábitos de leitura.Ao final do semestre, comparamos com a bibliotecária quantas livros indicados haviam sido lidos. O resultado extrapolou as expectativas.
Uma outra sugestão é a roda de leitura, mas disto falo depois.

Um comentário:

  1. Para incentivar a leitura, esse é o caminho correto, quando trabalhei com teatro, os alunos em grupo, iriam ter que juntar os personagens das várias histórias, e representá-los numa história posterior, que eles iriam criar.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...