Esta atividade com o Quick Toons parece uma brincadeira, mas ela apresenta oportunidades de produção de texto visual, escrito e letramento digital. Primeiro, o aluno deve conhecer os personagens, os backgrounds, objetos disponíveis e elaborar um texto visual e escrito, a partir destas escolhas.
Ao criar a tirinha,para que ela seja compreensível, é preciso que os quadrinhos demonstrem o princípio, o meio e o fim,elementos essenciais a qualquer narrativa.
Para usar a imagem você pode:
Clicar com o botão direito do mouse e enviar a imagem por e-mail ou salvar a imagem no seu computador.
Se você decidir usar o e-mail , com seus alunos, é ótima oportunidade para atividades de letramento digital.
Ao clicar em Show a friend, o link com imagem também poderá ser enviado por e-mail, para um amigo.
Clicando em permalink, você tem link da tirinha que criou, e poderá arquivar em seus favoritos.
Se cada aluno criar um quadrinho, todos os outros poderão ler, aprenderão a usar o navegador, a digitar o link correto, e ler o quadrinho que o colega fez. Para isto, o professor precisa registrar o link de cada aluno e repassá -lo a todos.
Se, ao invés de criar os três quadrinhos formando uma tirinha, os alunos criarem apenas duas, um outro aluno colega poderá criar a terceira, dando seqüência ao texto. Para isto, ele vai precisar ler o texto, a imagem, e apresentar um último quadrinho coerente com aquilo que já foi apresentado,ou totalmente inusitado, quebrando a expectativa do leitor, mas demonstrando uma coerência global.
Além de tudo isto, a produção de um título para o quadrinho é uma chance de trabalhar a coerência global do texto produzido pelos colegas.
E, ler e comentar o quadrinho do colega pode se tornar uma atividade prazerosa, se o professor orientar toda a atividade. Sugerindo, complementando, fazendo perguntas sobre o que o aluno está criando e o motivos.
Estas três últimas atividades podem ser feitas com as imagens impressas.
Se sua escola não tem computadores, use a alternativa das tirinhas de papel, recortando o balão de falas do último quadro, para que o aluno complete o texto e crie títulos
Ao criar a tirinha,para que ela seja compreensível, é preciso que os quadrinhos demonstrem o princípio, o meio e o fim,elementos essenciais a qualquer narrativa.
Para usar a imagem você pode:
Clicar com o botão direito do mouse e enviar a imagem por e-mail ou salvar a imagem no seu computador.
Se você decidir usar o e-mail , com seus alunos, é ótima oportunidade para atividades de letramento digital.
Ao clicar em Show a friend, o link com imagem também poderá ser enviado por e-mail, para um amigo.
Clicando em permalink, você tem link da tirinha que criou, e poderá arquivar em seus favoritos.
Se cada aluno criar um quadrinho, todos os outros poderão ler, aprenderão a usar o navegador, a digitar o link correto, e ler o quadrinho que o colega fez. Para isto, o professor precisa registrar o link de cada aluno e repassá -lo a todos.
Se, ao invés de criar os três quadrinhos formando uma tirinha, os alunos criarem apenas duas, um outro aluno colega poderá criar a terceira, dando seqüência ao texto. Para isto, ele vai precisar ler o texto, a imagem, e apresentar um último quadrinho coerente com aquilo que já foi apresentado,ou totalmente inusitado, quebrando a expectativa do leitor, mas demonstrando uma coerência global.
Além de tudo isto, a produção de um título para o quadrinho é uma chance de trabalhar a coerência global do texto produzido pelos colegas.
E, ler e comentar o quadrinho do colega pode se tornar uma atividade prazerosa, se o professor orientar toda a atividade. Sugerindo, complementando, fazendo perguntas sobre o que o aluno está criando e o motivos.
Estas três últimas atividades podem ser feitas com as imagens impressas.
Se sua escola não tem computadores, use a alternativa das tirinhas de papel, recortando o balão de falas do último quadro, para que o aluno complete o texto e crie títulos
Gostei muito das sugestões de atividades, bastante diferentes e dinâmicas. Feed assinado! :-)
ResponderExcluirEsse blogger é muito bom. As sugetões de atividades e informações oferecidas nele são excelentes. Parabéns!!!
ResponderExcluirFabiana Soares