sexta-feira, abril 28, 2006

quadrinhos IV- Cont.

Esta atividade com o Quick Toons parece uma brincadeira, mas ela apresenta oportunidades de produção de texto visual, escrito e letramento digital. Primeiro, o aluno deve conhecer os personagens, os backgrounds, objetos disponíveis e elaborar um texto visual e escrito, a partir destas escolhas.
Ao criar a tirinha,para que ela seja compreensível, é preciso que os quadrinhos demonstrem o princípio, o meio e o fim,elementos essenciais a qualquer narrativa.

Para usar a imagem você pode:
Clicar com o botão direito do mouse e enviar a imagem por e-mail ou salvar a imagem no seu computador.
Se você decidir usar o e-mail , com seus alunos, é ótima oportunidade para atividades de letramento digital.
Ao clicar em Show a friend, o link com imagem também poderá ser enviado por e-mail, para um amigo.
Clicando em permalink, você tem link da tirinha que criou, e poderá arquivar em seus favoritos.
Se cada aluno criar um quadrinho, todos os outros poderão ler, aprenderão a usar o navegador, a digitar o link correto, e ler o quadrinho que o colega fez. Para isto, o professor precisa registrar o link de cada aluno e repassá -lo a todos.

Se, ao invés de criar os três quadrinhos formando uma tirinha, os alunos criarem apenas duas, um outro aluno colega poderá criar a terceira, dando seqüência ao texto. Para isto, ele vai precisar ler o texto, a imagem, e apresentar um último quadrinho coerente com aquilo que já foi apresentado,ou totalmente inusitado, quebrando a expectativa do leitor, mas demonstrando uma coerência global.
Além de tudo isto, a produção de um título para o quadrinho é uma chance de trabalhar a coerência global do texto produzido pelos colegas.

E, ler e comentar o quadrinho do colega pode se tornar uma atividade prazerosa, se o professor orientar toda a atividade. Sugerindo, complementando, fazendo perguntas sobre o que o aluno está criando e o motivos.

Estas três últimas atividades podem ser feitas com as imagens impressas.
Se sua escola não tem computadores, use a alternativa das tirinhas de papel, recortando o balão de falas do último quadro, para que o aluno complete o texto e crie títulos

Este é o link do quadrinho que criei. Se você quiser, pode usá-lo.

Bom feriadão!

2 comentários:

  1. Gostei muito das sugestões de atividades, bastante diferentes e dinâmicas. Feed assinado! :-)

    ResponderExcluir
  2. Esse blogger é muito bom. As sugetões de atividades e informações oferecidas nele são excelentes. Parabéns!!!
    Fabiana Soares

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...