quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Usos do computador na aprendizagem

Em entrevista concedida ao portal UFMGTube a professora Carla Coscarelli, da faculdade de Letras da UFMG, apresenta reflexões e sugestões para o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa. Comenta ainda sobre as questões relacionadas à autoria na Web, à linguagem dos textos acadêmicos e as pesquisas na Web  e  sobre a formação do professor no uso das Tics.

 


 No site do Educarchile, há um roteiro de trabalho para a produção de fotonovelas com uso de celulares,exemplo de trabalho citado pela professora Carla, durante a entrevista.Você pode conferir o roteiro clicando nesse link. 

 Para a produção de textos a partir de personagens históricos você pode usar o MyFakeWall. É como se fosse um FaceBook,só que usado para personagens fictícios Veja este, "escrito" pela Cinderela (em inglês).
 Para criar seu Fakewall é preciso registrar-se.Como não estão disponibilizados os termos de uso, supõe-se que não há limite  de idade para usar o MyFakeWall.  Crie um e-mail coletivo para grupos de 4 ou 5 alunos e divulgue a senha entre eles, para que possam postar na página.
Não use o seu e-mail do facebook, por questões de segurança, claro.E cada grupo deve criar um personagem, para que possa fazer parte dos amigos do personagem central.
Você pode usar personagens de livros de literatura, de fábulas, personagens históricos, de quadrinhos e o que mais você e seus alunos imaginarem/criarem.
Depois mande o link , aí nos comentários, para divulgarmos aqui no blog e claro, conhecer e participar do trabalho dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...