sexta-feira, outubro 14, 2011

Ainda Drummond...




A Profª Conceição Rosa, do Blog Povo do Riso, uma grande parceira do Grupo Blogs Educativos escreveu o seguinte comentário, no post aí abaixo: 
" No Livro de História "Brasil Vivo" há uma charge (pg 33)de igual teor (retirando o amor da Lili e o resto)que ilustra o capítulo 2 sobre a sociedade do período colonial brasileiro: "Pai durão, mulher medrosa e filhos assustados". Achei aquela ilustração interessante à época em que li o livro, que é fortemente marcado pelas charges e quadrinhos. Este encontro entre Poesia, animação e quadrinhos pode ser complementado com referências históricas! "


 Concordo com a Conceição: a poesia, como parte da literatura, sempre pode e deve ser complementada com referências históricas.Afinal, a literatura sempre reflete um momento histórico.

 Quadrilha foi publicada no livro Antologia Poética, nos anos 60.Aqueles anos fervilhantes,com tantas mudanças na sociedade, inclusive nos padrões familiares.
 A Quadrilha na literatura dos quadrinhos, publicada aí abaixo, também reflete as relações sociais presentes em nossa época: as relações de poder,a relação com os animais domésticos e os sem-teto, que são ignorados por esta mesma sociedade.Isto pode ser verificado no texto: Lili casou com J.Pinto Fernandes, que não tinha casa, não tinha objetivos, não tinha sonhos e Graças a Deus não tinha entrado na História.
Talvez se tivesse entrado na história teria o mesmo fim que os demais personagens,não é?


 Isto nos remete à concepção de literatura como retrato da sociedade. E é importante que o professor de português, ao trabalhar com literatura, sempre apresente a seus alunos o contexto de produção do autor: em que ano foi produzido o trabalho, que acontecimentos históricos marcaram aquela época, etc.E, isto, claro, deve  ser feito  a partir da compreensão que os alunos tiveram  do texto, considerando as inferências que foram produzidas, a partir da leitura.

 Portanto, para ser um bom professor de português, não basta saber gramática: é preciso conhecer história e, se possível, desenvolver  projetos interdisciplinares com os professores desta disciplina.

 É que um texto nunca existe no vazio, ele sempre tem uma razão.
Como dizia Drummond, um texto é 10% de inspiração e 90% de transpiração.Com certeza os 10% de inspiração são oriundos das observações feitas nas sociedades em que os autores vivem/viveram.

Há um interessante debate sobre Literatura e História,realizado nos anos 90, protagonizado por Roger Chartier(um dos maiores pesquisadores em leitura, da atualidade) e  o Prof. João Adolfo Hansen, especialista em literatura, cuja transcrição pode ser lida na Revista de História da UFRJ, neste link.

E aqui, há muito mais de Drummond.


2 comentários:

  1. Fátima, há tempos acompanho as postagens aqui do blog e hoje vim gradecer pela qualidade dos textos, temas pertinentes e leitura prazerosa. Obrigado mesmo e desde já desejo uma excelente continuação de semana.

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  2. Oi, professor:
    sou eu quem agradeço por vc acompanhar meu blog.Muito obrigada.
    Já fui conhecer o seu blog e já estou seguindo.

    Abs e volte sempre.

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Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...