Meu irmão sempre dizia:
- Abra um negócio para você.Pare de ganhar misérias!
Teimosa que sou, continuei e continuo no magistério.
Por que ? Talvez porque em nenhuma outra profissão a gente possa ter um retorno tão rápido do trabalho. Se você já trabalhou com alfabetização ou com ensino de língua estrangeira sabe o que isto signifca.Nada faz um professor mais feliz do que ver seu aluno lendo, seja em língua materna ou em língua estrangeira.
Mas,não foi só por isto.É que tive e tenho professores que me inspiram.
A primeira, lá na alfabetização, foi a Lúcia.Ela me ensinou a ler e descobrir as coisas que me inquietavam.A outra, também Lúcia, foi minha primeira professora de inglês. E dava aulas em inglês, o tempo todo, mesmo dando aulas para nós, estudantes de escola pública. E nos fazia querer conhecer aquela língua misteriosa.Estive com ela esta semana.Continua bonita, simpática e hoje trabalha com intercâmbio de alunos para os Estados Unidos.
E teve a Lina. Esta me pegou pela mão e me matriculou em um curso de inglês.E eu não deixei escapar a oportunidade.Nunca mais a vi.Tenho saudades dela.
Depois, no mestrado teve o Marco Antônio Vieira e a Vera Menezes. O Marco me transformou em pesquisadora. A Vera me mostrou o que eram as tecnologias na educação.Foi com ela que entrei no mundo dos blogs, lá pelos anos 2000.
No doutorado a Vera continua por lá, sempre dando apoioe atenção. E, foi nesta etapa que conheci a Júnia, que abriu mil caminhos.
Por todos estes exemplos é que continuo na profissão.Por causa de professores que se importam com seus alunos, que sabem que é importante dar oportunidades, abrir caminhos e, principalmente, dar exemplos de como ser um profissional do magistério.
A todos eles o meu agradecimento, por todas as aprendizagens que me proporcionaram.
E a todos os professores que acompanham este blog, parabéns pelo dia.E obrigada por ser meu leitor(a).
Oi Fátima! Parabéns pelo seu dia. Parabéns a todos os professores que incansavelmente labutam e ainda acreditam na educação. Obrigada por não desistirem da profissão apresar de tudo.
ResponderExcluirBjs
Olá Fátima,
ResponderExcluirPassando para lhe deixar um alozinho pelo nosso dia. É muito gratificante lembrar dos professores que marcaram a nossa trajetória e mais gratificante ainda marcarmos a trajetória dos nossos alunos.
Que seu Dia dos Professores tenha sido muito especial.
beijinhos