Alfabetização e o poder das Mulheres é o tema do dia Internacional da Alfabetização.
Segundo Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, "quando uma mulher é alfabetizada, ela pode fazer escolhas para melhorar significativamente sua vida. Mas, 10 anos depois do Século 21, dois de cada três do total de 759 milhões de analfabetos adultos no mundo são mulheres. Esta é uma situação intolerável que reflete uma das injustiças mais persistentes dos nossos tempos: a desigualdade no acesso à educação....
A alfabetização dá às mulheres uma voz – nas suas famílias, na vida política e no cenário mundial. É um primeiro passo em direção à liberdade pessoal e à maior prosperidade. Quando as mulheres são alfabetizadas, a sociedade inteira lucra."
E a escrita do texto Rosas Vermelhas, com certeza será visto da forma que apresentei na imagem.
Você conhece mulheres nesta situação? Já pensou em ajudá-la a abrir caminhos?
Veja a animação criada pela Unesco, sobre a Alfabetização de Mulheres, clicando aqui.
Quando o assunto é alfabetização a leitura é fundamental. Tudo pode começar ainda na mais tenra idade com incentivo à leitura, como ilustra Clarice Pacheco com seus versos encantadores:
ResponderExcluirViajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
(Clarice Pacheco, 1989-2002)
Fonte: www.claricepacheco.com
Este é um assunto que esta sendo deixado de lado é mais importante ter um certificado do que aprender a ler....
ResponderExcluirEstou amando as sugestões!Parabéns à equipe, pois quando o assunto é alfabetização creio que todos os educadores se preocupam com o tempo de cada educando e com a eficiência do fazer pedagógico.Afinal, como se expressou Guimarães Rosa , em sua obra "Grande Sertão de Veredas", "O homem não nasce pronto, ele afina e dasafina". Daí o cuidado que se deve ter com o respeito pela aprendizagem.É necessário trabalhar em interação com outros educadores, pois a parceria faz a diferença.
ResponderExcluir