Publicação de nova revista : Linguagens e Diálogos que tem como objetivos abrir um espaço transdisciplinar de divulgação e discussão de trabalhos na área de estudos da linguagem e em áreas afins, vinculado ao núcleo de pesquisa LingNet (Linguagem, Educação e Tecnologia), desenvolvido no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Clique aqui para conhecer a revista e aqui para ler meu artigo, resultado de uma pesquisa com alfabetizandos, publicado neste primeiro número
Olá Fátima
ResponderExcluirSou leitora assídua do seu blog e gostaria de parabenizá-la por suas postagens e textos. Li seu artigo sobre alfabetização e gostei muito. Sou professora de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental e também do ensino médio e, apesar de não trabalhar com alfabetização, percebo que a cada ano que passa recebemos crianças com elevado grau de defasagem no que diz respeito à leitura e escrita. Crianças chegam ao 6º ano sem sequer saber escrever seu nome. É uma realidade muito chocante para quem lida com essas crianças. Que futuro as aguarda? Pergunto isso porque sabemos que ao ingressar no 6º ano, dificilmente haverá professores alfabetizadores dispostos a solucionar um problema grave e que julgam da responsabilidade das profesoras dos anos iniciais. Penso que propostas como a descrita em seu artigo, se praticadas de fato, resolveriam, não todo o problema, mas boa parte dele. Pena que a maioria dos professores que atuam na rede pública de ensino não demonstram interesse algum. Em muitos deles falta o essencial: compromisso e responsabilidade. Em 10 anos de magistério, nunca vi uma professora dos anos iniciais da escola em que trabalho propor um projeto de alfabetização para TENTAR solucionar o problema de seus alunos.
Acho que falei demais... além disso tudo, gostaria de te perguntar como faço para submeter um artigo meu para ser avaliado pela revista Linguagens e Diálogos. Quais são as normas de publicação? Em que modelo de arquivo eu envio o texto? Será que você pode me ajudar?
Obrigada e abraço fraterno...
Oi,Juliana:
ResponderExcluirconheço bem seus questionamentos.De tanto encontrar problemas no ensino fundamental II e no ensino médio, resolvi trabalhar também com alfabetização, para ver se encontrava a resposta para tanto problema.Encontrei os mesmos que você: professores desmotivados e sem base teórica sobre leitura e escrita.Tenho tentado dar a minha contribuição e este blog é uma das estratégias.
Quanto à publicação na revista, clique no link para o site da Revista, que já tem uma chamada para submissão de artigos para o próximo número.
Abs e obrigada pelo comentário.
Muito interessante o blog! Parabéns à mentora!
ResponderExcluirOi,Jorge:
ResponderExcluirobrigada pelo comentário e pela visita.Volte sempre!!
Abs