A revista Época desta semana, traz uma pesquisa sobre a relação entre crianças e celular.
Apesar de ter sido realizada apenas em São Paulo, pode-se perceber esta mesma realidade em outras partes do país. E, claro, com o tempo e a democratização dos aparelhos, vamos ter situação parecida até nos rincões.
Este pode ser um excelente recurso para o trabalho com leitura e escrita.Usar o celular, por exemplo, para aprender a criar textos curtos, coerentes, que auxiliarão na aprendizagem de produção de resumos. E usar o Twitter para isto, pode ser uma boa idéia. E é possível fazer isto, com crianças bem pequenas.
Se o aluno usa o celular durante as aulas, para papear com os colegas, é porque a escola ainda não descobriu que o celular existe, como fez com a calculadora.É mais fácil proibir seu uso, não é?
Leia a reportagem na revista, clicando neste link.
E dê sua opinião sobre como usar o celular na escola, para implementar a aprendizagem da leitura e da escrita.
Apesar de ter sido realizada apenas em São Paulo, pode-se perceber esta mesma realidade em outras partes do país. E, claro, com o tempo e a democratização dos aparelhos, vamos ter situação parecida até nos rincões.
Este pode ser um excelente recurso para o trabalho com leitura e escrita.Usar o celular, por exemplo, para aprender a criar textos curtos, coerentes, que auxiliarão na aprendizagem de produção de resumos. E usar o Twitter para isto, pode ser uma boa idéia. E é possível fazer isto, com crianças bem pequenas.
Se o aluno usa o celular durante as aulas, para papear com os colegas, é porque a escola ainda não descobriu que o celular existe, como fez com a calculadora.É mais fácil proibir seu uso, não é?
Leia a reportagem na revista, clicando neste link.
E dê sua opinião sobre como usar o celular na escola, para implementar a aprendizagem da leitura e da escrita.
Olá, Fátima Franco!
ResponderExcluirA idéia é boa, assim como com a calculadora de início estranhamos, na escola pública talvez ainda careça do alunos usarem em conjunto, pelos créditos, valores... Mas, há de encontrarmos um meio-termo - como mediar, este exercício requer pensamento complexo e muita vontade de fazer acontecer. Estamos no caminho, agradeço a contribuição, não tinha ainda me apercebido dessa idéia. Dá excelentes debates.
Ótima divulgação pedagógica!
Maria do Rocio
Prezada colega Fátima: gosto muito de avistar na internet um professor compartilhando os seus talentos com os demais; merece destaque, sem dúvida. Um abraço.
ResponderExcluirDoralice Araújo, profª de Redação, em Curitiba
www.gazetadopovo.com.br/blog/namira
Oi,Maria: a calculadora foi um horror, né?Ia de broncas a castigos e hoje é tão comum.Mas, ainda tem gente que proíbe na escola, como se memorizar fosse a coisa mais importante em matemática.Daí que os alunos memorizam a tabuada e não sabem ler problemas :(
ResponderExcluirTomara que daqui a algum tempo o celeular deixe de ser vilão e passe a ser ferramenta.
Abs
Oi, Doralice:
ResponderExcluirobrigada pela visita e pela referência.
abs