Há algum tempo atrás, uma rede de lanchonetes colocou como forro da bandeja, ilustrações que mostravam brinquedos antigos.
Algumas professoras com as quais eu trabalhava, aproveitaram o material, que rendeu uma unidade de trabalho interessante.
Os brinquedos foram analisados pelos alunos, alguns foram construídos e depois foram escritos textos instrucionais, explicando como construir os brinquedos.
O mais interessante foi a participação de pais e avós em entrevista que os alunos elaboraram, com ajuda do professor, em que eles contaram como brincavam quando eram crianças.
Em tempos de internet, é um bom resgate da brincadeiras.
Muito boa a lembrança de se falar nos brinquedos. Geração digital - ou não - precisa brincar.
ResponderExcluirTadinhos! Já vêem galinha apenas nas embalagens dos congelados.
Feliz Dia dos Professores!
Meu filho também pensou e construiu um brinquedo com sucata. A motivação veio das aulas de Educação Ambiental, e a atividade estava inserida em um projeto que também fez o resgate dos antigos brinquedos. Em outra ocasião, no aniversário de minha filha, comemorado na escola, pipas e bolas de gude foram distribuídas à criançada. Como a escola dispunha de um terreno bem grande, nos dias seguintes era possível ver a criançada brincando antes das aulas, na hora dos recreios e enquanto esperavam os pais buscá-los. Os velhos brinquedos que ainda são utilizados nos subúrbios viraram uma febre na escola...
ResponderExcluir