quinta-feira, agosto 23, 2007

Leitura e geografia

Novidades no Google Maps
Agora é possível criar link do seu mapa personalizado, para o seu blog ou site e utilizar todo o material para a leitura de mapas em sala de aula.


Aquele mapa que você visualizou no Google Maps, agora tem mais opções de uso . Primeiro crie o seu mapa. Pode ser até com o endereço de sua casa.Assim que ele for visualizado, clique em meus mapas. Vai aparecer a listagem de seus mapas. Para alterar o título, marque o mapa que você quer nomear. Uma caixa de texto aparece logo abaixo, onde você nomeia o seu mapa e escolhe se quer ou não torná-lo público.

Para enviar seu mapa por e-mail ou publicar no seu blog, clique em "Criar link para esta página", que aparece logo acima da imagem do mapa. Você escolhe se quer um link para seu blog/site ou se quer um link para e-mail.
Se preferir publicar em blog ou site,clique em personalizar. Vai abrir uma nova janela.Escolha o tamanho do mapa que você deseja.Copie o código que aparece logo abaixo, e cole no post do seu blog.Tá pronto.


Ainda há mais opções para se trabalhar a leitura de mapas. Na caixa de texto, na página inicial do Google maps, há um link “Como chegar”. Ao clicar irão aparecer duas caixas de texto.Na primeira, digite o local de onde você quer sair. Na segunda, o local onde pretende chegar. Se você não gostar da rota que foi traçada, é só arrastar a linha, para alterar os locais.

Uma ótima ajuda para a leitura de mapas em sala de aula,sem ter que ficar imaginando como seria uma viagem ou os diferentes lugares entre um espaço e outro. Ou, pode-se até mesmo traçar o caminho de casa prá escola, já que cada aluno pode digitar o endereço de sua casa, o da escola e traçar seu caminho, clicando em “Como chegar”. Para obter o melhor caminho de volta, é só clicar em “Obter direção inversa”, logo abaixo de onde aparece a listagem de seus mapas.

No segundo mapa, aí abaixo, ainda usei outro recurso, o desenhar linha, (usei uma das 4 imagens que aparecem ao lado das setinhas de zoom) e tracei uma linha entre Juiz de Fora e Brasília, ida e volta.Esta linha não aparece quando se cria o link.Por isto usei a tecla Print Screen, copiei em um editor de imagens e salvei no meu computador, para depois postar.

Se você não dispõe de computadores na escola, é só imprimir e levar o material para sala de aula.Ou então salvar em seu computador, para usar depois.

Mapa 1


Mapa 2




3 comentários:

  1. Oi, Fátima
    Vou tentar fazer assim que puder. Não tenho passado na Nova Escola porque estou com excesso de trabalho na escola, muitos livros para ler e participação em simpósios, encontros...
    O blog vai ficando para depois...
    Fiz um post sobre literatura oral, acho que você vai gostar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fátima
    Sua sugestão veio no momento certo! Nesta semana que passou os professores estavam interessados exatamente nos recursos que você apresentou!
    Tomei a liberdade de copiar seu post e publicar lá no site do NIDI, colocando as referências.
    Se vc achar inadequado, é só avisar que eu tiro do ar, certo?
    AH! O link: http://www.caxias.rs.gov.br//nidi/noticias.php?codigo=58
    Abçs
    Sintian

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...