Comecemos pelas manchetes.
Em época de Copa do Mundo até que é bem divertido, porque os jornalistas tentam de todas as formas atrair o público leitor.
Neste domingo, por exemplo, encontrei manchetes como estas, e fiz até um comentário lá no outro blog.
Holanda derruba muralha sérvia e vence por 1 x 0.
Em época de Copa do Mundo até que é bem divertido, porque os jornalistas tentam de todas as formas atrair o público leitor.
Neste domingo, por exemplo, encontrei manchetes como estas, e fiz até um comentário lá no outro blog.
Holanda derruba muralha sérvia e vence por 1 x 0.
Sérvios engolem montenegrinos na estréia .
Scolari estréia hoje com frio na barriga .
México derrota o Irã por 3 x 1 e espanta a má fase.
Parreira quer explorar "linha burra" dos rivais no Mundial.
"Mexicano" faz primeiro gol brasileiro na Copa.
México derrota o Irã por 3 x 1 e espanta a má fase.
Parreira quer explorar "linha burra" dos rivais no Mundial.
"Mexicano" faz primeiro gol brasileiro na Copa.
Se lermos estas manchetes sem a devida leitura da notícia, como elas podem ser compreendidas? De diferentes maneiras, dependendo do conhecimento prévio do leitor sobre o tema futebol. Até eu, que não curto,vou pensar que há alguma coisa errada na manchete sobre o primeiro gol brasileiro, já que o Brasil ainda não jogou.
Agora, por que os sérvios são uma muralha e por que o uso do vocábulo engole? O que quer dizer “linha burra” e por que isto está relacionado a rivais?
E nossos alunos? Como explicariam estas manchetes?
Experimente: Distribua algumas manchetes (é melhor em pequenos grupos), peça que leiam e redijam uma pequena notícia.
Você vai se surpreender com as formas de processamento cognitivo, utilizadas pelos seus alunos.
Depois conte aí nos comentários, como foi a experiência.
Grata pelas dicas, estou montando um projeto para incentivo da leitura na minha unidade da Fundação Casa e este blog me ajudou muito. Parabéns.Ivoni Gama
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