domingo, junho 11, 2006

A leitura do jornal

Comecemos pelas manchetes.
Em época de Copa do Mundo até que é bem divertido, porque os jornalistas tentam de todas as formas atrair o público leitor.
Neste domingo, por exemplo, encontrei manchetes como estas, e fiz até um comentário lá no outro
blog.
Holanda derruba muralha sérvia e vence por 1 x 0.
Sérvios engolem montenegrinos na estréia .
Scolari estréia hoje com frio na barriga .
México derrota o Irã por 3 x 1 e espanta a má fase.
Parreira quer explorar "linha burra" dos rivais no Mundial.
"Mexicano" faz primeiro gol brasileiro na Copa.

Se lermos estas manchetes sem a devida leitura da notícia, como elas podem ser compreendidas? De diferentes maneiras, dependendo do conhecimento prévio do leitor sobre o tema futebol. Até eu, que não curto,vou pensar que há alguma coisa errada na manchete sobre o primeiro gol brasileiro, já que o Brasil ainda não jogou.

Agora, por que os sérvios são uma muralha e por que o uso do vocábulo engole? O que quer dizer “linha burra” e por que isto está relacionado a rivais?
E nossos alunos? Como explicariam estas manchetes?

Experimente: Distribua algumas manchetes (é melhor em pequenos grupos), peça que leiam e redijam uma pequena notícia.
Você vai se surpreender com as formas de processamento cognitivo, utilizadas pelos seus alunos.
Depois conte aí nos comentários, como foi a experiência.

Um comentário:

  1. Grata pelas dicas, estou montando um projeto para incentivo da leitura na minha unidade da Fundação Casa e este blog me ajudou muito. Parabéns.Ivoni Gama

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...