12.7.10

Linguajares




O nosso grupo de edublogueiros a cada dia se torna maior!Tem gente do Brasil inteiro e do exterior, cada participante com  seus sotaques, suas formas de dizer. Em uma das conversas sobre o trabalho colaborativo realizado pela Emília (leia no outro blog, clicando aqui), o Franz disse que poderíamos desenvolver um trabalho sobre as diferentes formas de dizer as mesmas coisas.
Fiz a sugestão de criarmos um blog para demonstrar o uso da Língua Portuguesa e suas influências.Muita gente legal está participando e o blog está  a todo vapor.É só clicar aqui , para conhecer o blog Linguajares.

Mas, se você deseja fazer um trabalho deste tipo com alunos é importante que eles conheçam as diferentes formas de uso de nossa língua.Afinal, mesmo que sejam alunos do ensino médio eles não terão conhecimento suficiente para analisar e explicar variantes linguísticas  e influências culturais.

Para isto, sugeri lá no  Grupo de Edublogueiros o site da  Folhinha de São Paulo, que traz o Mapa do Brincar:Uma pesquisa da Folhinha que mostra como os brinquedos são nomeados em várias partes do país.Conheça o trabalho clicando aqui.
Nas postagens antigas, do Blog da Folhinha (clique aqui para conhecer o blog) dá para ouvir os podcasts e conferir os sotaques lindos!!
Já comentei sobre este trabalho super bacana, neste post do ano passado.
Related Posts with Thumbnails