segunda-feira, julho 12, 2010

Linguajares




O nosso grupo de edublogueiros a cada dia se torna maior!Tem gente do Brasil inteiro e do exterior, cada participante com  seus sotaques, suas formas de dizer. Em uma das conversas sobre o trabalho colaborativo realizado pela Emília (leia no outro blog, clicando aqui), o Franz disse que poderíamos desenvolver um trabalho sobre as diferentes formas de dizer as mesmas coisas.
Fiz a sugestão de criarmos um blog para demonstrar o uso da Língua Portuguesa e suas influências.Muita gente legal está participando e o blog está  a todo vapor.É só clicar aqui , para conhecer o blog Linguajares.

Mas, se você deseja fazer um trabalho deste tipo com alunos é importante que eles conheçam as diferentes formas de uso de nossa língua.Afinal, mesmo que sejam alunos do ensino médio eles não terão conhecimento suficiente para analisar e explicar variantes linguísticas  e influências culturais.

Para isto, sugeri lá no  Grupo de Edublogueiros o site da  Folhinha de São Paulo, que traz o Mapa do Brincar:Uma pesquisa da Folhinha que mostra como os brinquedos são nomeados em várias partes do país.Conheça o trabalho clicando aqui.
Nas postagens antigas, do Blog da Folhinha (clique aqui para conhecer o blog) dá para ouvir os podcasts e conferir os sotaques lindos!!
Já comentei sobre este trabalho super bacana, neste post do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...