terça-feira, agosto 04, 2009

ler e usar 3


Quase voltando das poucas férias e com algumas novidades.

Estive no COLE-Congresso de Leitura do Brasil-como sempre tenho ido nos últimos anos, porque não dá para perder.
É um daqueles eventos com milhares de pessoas, com espaços para discussão, para reflexão,para conhecer pesquisadores e para reencontrar amigos de todo o país e do exterior.
Assisti apresentações de trabalhos sensacionais, de professores realmente engajados como professores-pesquisadores, que não só dão aulas, mas registram, analisam e avaliam tudo o que é produzido.No seminário Mídias, Educação e Leitura(o Congresso é dividido em muitos seminários simultâneos)apresentações de trabalhos transdisciplinares a partir da leitura, em diferentes níveis de ensino.Tem gente que não vai ter problema algum para trabalhar com os objetivos do novo Ensino Médio.Tics na Educação e no ensino aprendizagem da leitura,enfocadas em praticamente todos os seminários.

Não vou publicar,por aqui,as minhas anotações porque não pedi autorização aos autores.Assim que forem publicados os Anais, eu passo o link.

Depois do Congresso, na semana passada foi hora de colocar algumas leituras em dia, para aproveitar todos os livros comprados nos lançamentos durante o evento e/ou disponíveis na feira de livros do Congresso.O cartão de crédito virou cartão de credo, como diz minha amiga Juju(a pilha de livros aí acima é mais ou menos a mesma aqui na minha mesa...Delícia!!!).


Na última semana,coisas legais na Web e nas bancas.
A Revista Letra Magna traz uma entrevista com o linguista David Crystal, autor do livro a Revolução da Linguagem, sobre o qual já comentei neste post anterior.Você pode ler a entrevista em português ou inglês,clicando neste link.

Das bancas, falo no próximo post.

E, como sempre acontece na Internet, também participei de uma Discussão sobre Sexo dos Anjos.Aproveite o recesso forçado, por causa da Gripe A e leia sobre a origem desta expressão, para se divertir um pouco,aqui.
Ler e usar 1 e 2 estão aqui e aqui.

E agora é se preparar para o Encontro Hipertexto 2009.

5 comentários:

  1. Fátima isso que é gastar com cultura. Parabéns...boas leituras. E nao esqueça de socializar aqui para nós ehin!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Fátima
    Adorei a entrevista com o David Crystal.
    Na próxima semana vou estar participando do Simpósio Internacional de Gêneros Textuais - SIGET - aqui em Caxias do Sul.
    Segue o link do evento:
    http://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/apresentacao
    Bjks
    Sintian

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucinéia:
    Obrigada pela visita. Vou passar em seu blog para conhecer, ok?
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sindy :
    sabia que vc iria gostar da entrevista, rsss..
    Pois é, que queria muito ir a este Seminário, mas ...
    Aproveite bastante, ok?
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Oi Fátima,
    Que programa mais gostoso que você fez não? Eu também sou suspeita pois amo livros e não vivo sem leitura. Aliás, faço leitura de tudo! Já virou um vício! Fazia um tempão que não aparecia por aqui e hoje matei saudades.
    Bjs

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...