6.5.09

Brincadeiras, instruções e variantes linguísticas


Já comentei sobre o uso de textos instrucionais nas atividades escolares, neste post e neste outro.

Há alguns meses, trabalhei o uso dos textos instrucionais em curso de formação de professores e fiz o trabalho a partir de regras de jogos, como uma forma de demonstrar como se faz isto em sala de aula.Uma das professores fez um texto excelente sobre o Jogo de Boleba. Compreendi perfeitamente as regras, o objetivo do jogo, etc. mas, não entendi o que era Boleba.Depois de uma conversa com a professora descobri que Boleba nada mais era do que o Jogo de Bolinha de Crica, que eu jogava quando criança, com meu irmão e seus amigos.Interessante é que, hoje, as crianças do meu bairro chamam o mesmo jogo de Bolinha de Gude. Mais um caso de Variantes Linguísticas.

Por coincidência,na semana passada o Jornal Folhinha de São Paulo trouxe uma reportagem apresentando um concurso cultural sobre brincadeiras das crianças, por todo o Brasil.O objetivo é fazer um mapa das brincadeiras, pelo país: como elas são chamadas e como se brinca.As crianças podem participar, enviando seus textos com as regras de jogos, até o dia 3 de junho.Após a seleção, haverá um número especial do jornal com as brincadeiras selecionadas.

Esta é uma ótima oportunidade para trabalhar o texto instrucional em sala de aula.Quem sabe o texto de seu aluno não aparece na edição especial?

Veja o vídeo no Blog da Folhinha, e leia o regulamento aqui.

Ah, jogo de amarelinha, por aqui, era chamado de Jogo de Maré (aquele que tem céu e inferno, lembra?).Mas, já descobri outro nome para ele.Veja aqui.
E você ?já encontrou nomes diferentes para as suas brincadeiras de criança?

6 comentários:

  1. Oi Fátima

    Na minha infancia boleba era baleba e amarelinha era pé-pé. Brinquei de passe-passe, mas de pular carniça não, porque era menina bem comportada. além das brincadeiras fiz outras coisas que podem parecer diferentes: "tampei" pedra no rio, depois do banho sempre me sequei com enxugador e não gostava quando achava bichoquinha na goiaba. Variantes linguísticas de municípios ao norte do estado do Rio...

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal,
    Interessante o aprendizado de texto instrucional através de jogos, voltados para brincadeiras de infância. Algumas brincadeiras de minha infância: fura pé, garrafão, pega pega. Alguém conhece?
    Cláudia Norberta S. Amaral, Profª de Linguagens.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Conceição:
    eu também "tampei" pedra no rio, mas não usei enxugador e achava era bicho mesmo nas goiabas.Adorei sua contribuição.Muito legal, obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Claudia:
    Você não tem blog , não?É que só conheço o pega-pega.Gostaria de saber como é o garrafão e o fura pé.Conte pra gente.

    Obrigada pelo comentário e pela contribuição.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fátima, te recomendo um blog de uma amiga, que tem ótimas reflexões sobre a infância e as brincadeiras de criança:
    http://www.quintarola.blogspot.com/
    Um abraço,
    Fefê (www.cria-minha.blogger.com.br)

    ResponderExcluir
  6. por favor, gostaria de saber as regras da brincadeira fura pé

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails