sábado, março 07, 2009

crianças e celular

imagem: Folha de São Paulo

A revista Época desta semana, traz uma pesquisa sobre a relação entre crianças e celular.
Apesar de ter sido realizada apenas em São Paulo, pode-se perceber esta mesma realidade em outras partes do país. E, claro, com o tempo e a democratização dos aparelhos, vamos ter situação parecida até nos rincões.

Este pode ser um excelente recurso para o trabalho com leitura e escrita.Usar o celular, por exemplo, para aprender a criar textos curtos, coerentes, que auxiliarão na aprendizagem de produção de resumos. E usar o Twitter para isto, pode ser uma boa idéia. E é possível fazer isto, com crianças bem pequenas.

Se o aluno usa o celular durante as aulas, para papear com os colegas, é porque a escola ainda não descobriu que o celular existe, como fez com a calculadora.É mais fácil proibir seu uso, não é?

Leia a reportagem na revista, clicando neste link.
E dê sua opinião sobre como usar o celular na escola, para implementar a aprendizagem da leitura e da escrita.

4 comentários:

  1. Olá, Fátima Franco!

    A idéia é boa, assim como com a calculadora de início estranhamos, na escola pública talvez ainda careça do alunos usarem em conjunto, pelos créditos, valores... Mas, há de encontrarmos um meio-termo - como mediar, este exercício requer pensamento complexo e muita vontade de fazer acontecer. Estamos no caminho, agradeço a contribuição, não tinha ainda me apercebido dessa idéia. Dá excelentes debates.
    Ótima divulgação pedagógica!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  2. Prezada colega Fátima: gosto muito de avistar na internet um professor compartilhando os seus talentos com os demais; merece destaque, sem dúvida. Um abraço.

    Doralice Araújo, profª de Redação, em Curitiba

    www.gazetadopovo.com.br/blog/namira

    ResponderExcluir
  3. Oi,Maria: a calculadora foi um horror, né?Ia de broncas a castigos e hoje é tão comum.Mas, ainda tem gente que proíbe na escola, como se memorizar fosse a coisa mais importante em matemática.Daí que os alunos memorizam a tabuada e não sabem ler problemas :(
    Tomara que daqui a algum tempo o celeular deixe de ser vilão e passe a ser ferramenta.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Doralice:
    obrigada pela visita e pela referência.
    abs

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...