quinta-feira, março 13, 2008

Olimpíada de 2008



A Olimpíada na China, proporciona ótimas atividades para um projeto interdisciplinar de leitura e escrita.
Comece conhecendo um pouco sobre a história das Olimpíadas.Ótima chance para o professor de História trabalhar a compreensão em leitura, junto com o professor de Português.

No Canal Kids há um texto legal, para trabalhar com as crianças menores.


E neste, sobre o mundo antigo, há informações mais detalhadas sobre o tema.


E, para conhecermos um pouco mais sobre a China, sede da Olimpíada de 2008, há os programas exibidos pela Globo News.Neste link, você encontra os vídeos dos programas já exibidos.


Há também o blog da apresentadora Ana Paula Couto, sobre os bastidores do programa, onde seus alunos podem opinar sobre os assuntos. E , claro, se alfabetizarem digitalmente, já que é preciso saber ler um blog, descobrir onde e como postar comentários e,principalmente, criar um texto opinativo, que seja adequado ao post.


Neste projeto ainda é possível conhecer um pouco mais de história: sobre os mascotes desta e das olimpíadas passadas, por exemplo.

Descobrir quais são, o porquê de se ter um mascote numa Olimpíada, quando surgiram e as curiosidades de cada um.
Você se lembra de todos? Eu não. Só me lembro daquele mascote que era um ursinho fofo e que chorou ao final do jogos.
As curiosidades sobre os mascotes podem ser conhecidas no site das Olimpíadas.

E pode-se incluir as leituras e discussões também nas aulas de Ciências. Na Revista Nova Escola, deste mês, há um jogo de tabuleiro, para entender porque a China é o segundo país mais poluído do mundo. E para entender as regras do jogo é preciso saber ler textos instrucionais.Uma ótima oportunidade, não?

Um comentário:

  1. Oi,Fátima. Muito boas as suas dicas de como complementar informações sobre as Olimpiadas. Eu trabalho na Edelman, em SP, e cheguei no seu blog através de uma pesquisa sobre blogs de educação para um dos nossos clientes o site Como tudo funciona. Queria aproveitar pra complementar então as suas dicas com dois artigos do site que podem ser usados também no ensino lúdico sobre as Olimpíadas: Como funcionam os Jogos Olímpicos: http://esporte.hsw.uol.com.br/jogos-olimpicos.htm e outro sobre as Olimpíadas em Pequim: http://viagem.hsw.uol.com.br/pequim1.htm
    Abraços,
    Clarissa

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...