13.3.08

Olimpíada de 2008



A Olimpíada na China, proporciona ótimas atividades para um projeto interdisciplinar de leitura e escrita.
Comece conhecendo um pouco sobre a história das Olimpíadas.Ótima chance para o professor de História trabalhar a compreensão em leitura, junto com o professor de Português.

No Canal Kids há um texto legal, para trabalhar com as crianças menores.


E neste, sobre o mundo antigo, há informações mais detalhadas sobre o tema.


E, para conhecermos um pouco mais sobre a China, sede da Olimpíada de 2008, há os programas exibidos pela Globo News.Neste link, você encontra os vídeos dos programas já exibidos.


Há também o blog da apresentadora Ana Paula Couto, sobre os bastidores do programa, onde seus alunos podem opinar sobre os assuntos. E , claro, se alfabetizarem digitalmente, já que é preciso saber ler um blog, descobrir onde e como postar comentários e,principalmente, criar um texto opinativo, que seja adequado ao post.


Neste projeto ainda é possível conhecer um pouco mais de história: sobre os mascotes desta e das olimpíadas passadas, por exemplo.

Descobrir quais são, o porquê de se ter um mascote numa Olimpíada, quando surgiram e as curiosidades de cada um.
Você se lembra de todos? Eu não. Só me lembro daquele mascote que era um ursinho fofo e que chorou ao final do jogos.
As curiosidades sobre os mascotes podem ser conhecidas no site das Olimpíadas.

E pode-se incluir as leituras e discussões também nas aulas de Ciências. Na Revista Nova Escola, deste mês, há um jogo de tabuleiro, para entender porque a China é o segundo país mais poluído do mundo. E para entender as regras do jogo é preciso saber ler textos instrucionais.Uma ótima oportunidade, não?
Related Posts with Thumbnails