23.8.07

Leitura e geografia

Novidades no Google Maps
Agora é possível criar link do seu mapa personalizado, para o seu blog ou site e utilizar todo o material para a leitura de mapas em sala de aula.


Aquele mapa que você visualizou no Google Maps, agora tem mais opções de uso . Primeiro crie o seu mapa. Pode ser até com o endereço de sua casa.Assim que ele for visualizado, clique em meus mapas. Vai aparecer a listagem de seus mapas. Para alterar o título, marque o mapa que você quer nomear. Uma caixa de texto aparece logo abaixo, onde você nomeia o seu mapa e escolhe se quer ou não torná-lo público.

Para enviar seu mapa por e-mail ou publicar no seu blog, clique em "Criar link para esta página", que aparece logo acima da imagem do mapa. Você escolhe se quer um link para seu blog/site ou se quer um link para e-mail.
Se preferir publicar em blog ou site,clique em personalizar. Vai abrir uma nova janela.Escolha o tamanho do mapa que você deseja.Copie o código que aparece logo abaixo, e cole no post do seu blog.Tá pronto.


Ainda há mais opções para se trabalhar a leitura de mapas. Na caixa de texto, na página inicial do Google maps, há um link “Como chegar”. Ao clicar irão aparecer duas caixas de texto.Na primeira, digite o local de onde você quer sair. Na segunda, o local onde pretende chegar. Se você não gostar da rota que foi traçada, é só arrastar a linha, para alterar os locais.

Uma ótima ajuda para a leitura de mapas em sala de aula,sem ter que ficar imaginando como seria uma viagem ou os diferentes lugares entre um espaço e outro. Ou, pode-se até mesmo traçar o caminho de casa prá escola, já que cada aluno pode digitar o endereço de sua casa, o da escola e traçar seu caminho, clicando em “Como chegar”. Para obter o melhor caminho de volta, é só clicar em “Obter direção inversa”, logo abaixo de onde aparece a listagem de seus mapas.

No segundo mapa, aí abaixo, ainda usei outro recurso, o desenhar linha, (usei uma das 4 imagens que aparecem ao lado das setinhas de zoom) e tracei uma linha entre Juiz de Fora e Brasília, ida e volta.Esta linha não aparece quando se cria o link.Por isto usei a tecla Print Screen, copiei em um editor de imagens e salvei no meu computador, para depois postar.

Se você não dispõe de computadores na escola, é só imprimir e levar o material para sala de aula.Ou então salvar em seu computador, para usar depois.

Mapa 1


Mapa 2




Related Posts with Thumbnails