4.3.07

Curta metragem, literatura, etc.

Se você assistiu ao Curta "Ratos de Rua", que comentei no post abaixo,e se tiver acesso a Internet na escola, use-o com seus alunos. Discuta as imagens, relacione-as com o dia a dia deles. Em algumas escolas públicas é comum termos alunos que passam por estas situações.
Complemente o trabalho com a Leitura do Livro de Imagens: Cena de Rua, da escritora Ângela Lago.Trabalhe a leitura da expressão facial dos personagens, da cores que a autora usou em cada página. Deixe que expliquem o que as expressões e as cores transmitiram a eles.Este é momento adequado para você registrar que tipo de inferências seus alunos produzem ao lerem este tipo de texto.Observe que cada aluno compreenderá de uma forma diferente, a partir de seu conhecimento sobre o assunto. Portanto, todas estarão corretas.
O livro é fantástico e por isto foi premiadíssimo.Veja aqui como é possível explorá-lo.
Em seguida, se tiver oportunidade, compare os dois tipos de textos visuais,o filme e o livro: o que eles têm em comum, que tipo de linguagem são utilizadas, que importância tem as cores na transmissão de uma mensagem. E, por fim como eles definiriam, por escrito, a situação retratada nos dois textos.
Uma atividade interessante seria sair da escola e conhecer um pouco destas cenas de rua, com seus alunos. Elaborar entrevistas, conhecer entidades que cuidam destas crianças (ou que tentam) o que é feito na cidade em relação a este problema, e elaborar relatórios com possíveis soluções ( seus alunos já são capazes de elaborar relatórios ou só contam casos?).
Ao trabalhar a leitura de imagens, ao escrever sobre o que leram, ao conhecer a realidade que pode estar bem próxima da escola, seus alunos estarão participando em um projeto de trabalho, que envolverá além da leitura e da escrita,a oportunidade de desenvolver a consciência sobre os problemas sociais, e não ficar com a impressão, que já percebi em escolas de classe média, que pobre só existe em televisão.
É claro que este trabalho não pode ser realizado em uma ou duas aulas.Para tanto elabore um cronograma flexível, com todas as atividades e, principalmente, com as formas de avaliação de cada etapa.
E que tal terminar o projeto com a produção de um roteiro para teatro, produzido pelos alunos, e trabalhado com você em relação aos aspectos linguísticos, a partir das cenas do livro, e apresentá-lo para toda a escola? Prá isto, lembre-se que um roteiro de teatro não tem narrador( isto só aparece em teatro escolar, não sei por que).Se seus alunos ainda não foram ao teatro, relacione o texto a ser produzido com os textos de nossas novelas, (algumas muito ruins,mas pelo menos servem prá demonstração) onde as cenas são apresentadas de tal forma que o leitor/telespectador é informado do que está acontecendo, pela fala dos personagens.
Caso você desenvolva o projeto, registre-o, fotografe, publique em seu blog ou site e envie o seu link para que eu possa apresentá-lo aqui. Assim outros professores poderão trocar idéias.Meu e-mail está na coluna ao lado.
Related Posts with Thumbnails