domingo, abril 09, 2006

quadrinhos I


Uma excelente atividade de leitura que une textos, imagens e ícones são os quadrinhos.
Ler quadrinhos é uma atividade prazerosa que pode ser utilizada da pré-escola até às séries finais do ensino médio, porque há sempre um tema que agrada aos diferentes leitores.

Além disto, os quadrinhos propiciam o processamento de inferências, de forma diferente de outros textos, já que a linguagem rápida faz com que o leitor procure compreender o que está lendo, buscando informações dentro e fora do texto, nas suas experiências anteriores, que podem ser até mesmo aquelas que ele já tenha lido em outros gibis.

Para iniciar o trabalho é importante que o aluno vá descobrindo, inicialmente, os significados das diferentes linguagens, como o tipo de balões e as onomatopéias tão freqüentes. Mas, é importante que o aluno esteja lendo quadrinhos e que o professor seja um mediador deste processo, caso o estudante tenha dúvidas . Não adianta dar uma aula sobre os tipos de balões nas falas dos personagens, se os alunos não têm revistas para ler .

Uma iniciativa legal é fundar, na sala de aula, uma gibiteca, através de doações, por exemplo, e a cada dia os alunos poderem levar emprestado para casa, para ler. E no dia seguinte, não faça perguntas por escrito, pois isto desestimularia a leitura. Ninguém mais vai querer ler quadrinhos,porque depois tem que responder perguntas.

Outra forma de conseguir quadrinhos legais, é recortar as tirinhas do jornal e formar um arquivo de quadrinhos, colados num papel mais grosso, que podem ser guardados em sala de aula, para uso da turma. No Jornal O Globo de Domingo, há o caderno Globinho para crianças e no sábado, a Folha de São Paulo traz a Folhinha, ambos com tirinhas super legais.

Nos próximos posts, algumas atividades com quadrinhos, em forma de papel e com o uso da Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...