9.4.06

quadrinhos I


Uma excelente atividade de leitura que une textos, imagens e ícones são os quadrinhos.
Ler quadrinhos é uma atividade prazerosa que pode ser utilizada da pré-escola até às séries finais do ensino médio, porque há sempre um tema que agrada aos diferentes leitores.

Além disto, os quadrinhos propiciam o processamento de inferências, de forma diferente de outros textos, já que a linguagem rápida faz com que o leitor procure compreender o que está lendo, buscando informações dentro e fora do texto, nas suas experiências anteriores, que podem ser até mesmo aquelas que ele já tenha lido em outros gibis.

Para iniciar o trabalho é importante que o aluno vá descobrindo, inicialmente, os significados das diferentes linguagens, como o tipo de balões e as onomatopéias tão freqüentes. Mas, é importante que o aluno esteja lendo quadrinhos e que o professor seja um mediador deste processo, caso o estudante tenha dúvidas . Não adianta dar uma aula sobre os tipos de balões nas falas dos personagens, se os alunos não têm revistas para ler .

Uma iniciativa legal é fundar, na sala de aula, uma gibiteca, através de doações, por exemplo, e a cada dia os alunos poderem levar emprestado para casa, para ler. E no dia seguinte, não faça perguntas por escrito, pois isto desestimularia a leitura. Ninguém mais vai querer ler quadrinhos,porque depois tem que responder perguntas.

Outra forma de conseguir quadrinhos legais, é recortar as tirinhas do jornal e formar um arquivo de quadrinhos, colados num papel mais grosso, que podem ser guardados em sala de aula, para uso da turma. No Jornal O Globo de Domingo, há o caderno Globinho para crianças e no sábado, a Folha de São Paulo traz a Folhinha, ambos com tirinhas super legais.

Nos próximos posts, algumas atividades com quadrinhos, em forma de papel e com o uso da Web.
Related Posts with Thumbnails