domingo, outubro 29, 2006

lendo mapas

Você sabe ler mapas?
Para aprender a ler mapas é necessário que diferentes tipos sejam apresentados aos alunos, principalmente através da leitura de jornais, como os mapas do tempo e os relacionados aos resultados das eleições, por exemplo.
É preciso que os mapas recebam o mesmo tratamento que é dado aos textos informativos. Isto é,que sejam definidas questões que demonstrem que o aluno conseguiu retirar as informações necessárias. Isto pode ser feito a partir das séries iniciais com o desenho do caminho para a escola, do desenho do pátio, da sala de aula, da escola.
Veja neste mapa, disponibilizado pelo portal Terra que demonstra o tempo hoje, como poderiam ser elaboradas as questões:


O que significam os símbolos apresentados no mapa?
Por que há números com cores diferenciadas?(eles indicam as temperaturas máximas e mínimas)
Em que regiões há sol hoje?
Quais as regiões onde há previsão de chuva?
O que significa a sigla GMT ao lado do horário, abaixo do mapa?
E por fim, como está o tempo em sua região?

Para utilizar mapas do tempo on line você pode usar este link.


Para ler atividades criadas para aprendizagem de mapas, use o material didático disponibilizado pelo Projeto Jundiaí, da Unicamp.



quinta-feira, outubro 19, 2006

agradecimentos



Este blog atingiu mais de 7000 visitas!!!!
Se considerarmos que este é um blog totalmente didático, diferente da idéia de que blog é um diário virtual, podemos comemorar pois os objetivos têm sido alcançados.E ainda não completamos um ano, pois iniciamos o trabalho em fevereiro, com o objetivo de repassar um pouco de nossas práticas em sala de aula e das pesquisas que realizamos em relação à aquisição/desenvolvimento da leitura e da escrita.
O resultado, portanto,tem sido estimulante.A cada dia novos professores aparecem por aqui, através do Google, do blog de amigos, por indicação de outros professores, pelo Yahoo Educação, pela Net Educação, pelo site da escola 2000, pela Prefeitura de São Paulo e pela Comunidade Blogs Educacionais.
Obrigada a você que tem tornado este blog, um espaço produtivo.Esperamos que ele continue sendo útil, nas atividades de sala de aula.Agradecimentos especiais ao Professor Vicente, por ter sido o primeiro a indicar este blog, para o projeto de Letramento da Prefeitura de São Paulo .
Aproveitamos para nos desculpar, por às vezes os posts não serem tão frequentes.É que, como vocês, eu preciso trabalhar e muito, como todo professor, não é?
E se você quiser perguntar alguma coisa, dar sugestões, sugerir temas, esteja à vontade.Use os comentários, o mural de recados. Este espaço também é seu.
Abraços e obrigada.

faltam 3 dias



para o centenário do vôo do 14 Bis.

Oportunidade para leitura de textos informativos e instrucionais, tais como descobrir porque o avião foi chamado de 14 Bis, aprender a montar uma dobradura do aviãozinho e participar de concursos.

Para ler todas as informações sobre Santos Dumont e fazer o download da imagem da dobradura,
clique aqui. Aproveite e leia todo o site que é excelente.



Para participar de concursos, a Revista Ciência Hoje das Crianças traz um concurso de desenhos até o dia 31 de outubro.Para isto, os alunos precisam ler as intruções sobre como participar.
Se você preferir assistir a vídeos com seus alunos e elaborar relatórios sobre a importãncia do Pai da Aviação que tal usar este ou este?

terça-feira, outubro 10, 2006

não abandonamos


este blog.
Em consequência de muito trabalho ele está um tanto quanto parado.Mas, voltaremos no feriado.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...