domingo, fevereiro 22, 2015

10 anos na rede



No dia 22 de fevereiro de 2005, nascia o grupo de discussão Blogs, Internet e Web na educação, uma lista de discussão no Yahoo, que pode ser acessada aqui.
O grupo foi criado para sanar dúvidas de 6 professoras que participavam de um chat no Educarede e que tinham muitas dúvidas sobre a criação de blogs educacionais. Como já era blogueira  naquela época, em um outro blog, ao participar do chat que tinha hora marcada para terminar, me ofereci para criar um espaço no qual aquelas professoras pudessem trocar experiências.

O grupo foi crescendo, vários professores foram chegando e compartilhando informações. Isso aconteceu, principalmente, depois que a Ana Laura Gomes criou um selo que passou a identificar a nossa presença na Web. Esse aqui, que você já deve ter visto por aí:
                                                    

Durante esses 10 anos aconteceram muitas coisas legais e não legais também.

Coisa não legais:
Já aconteceu muita discussão complicada. Algumas pessoas já saíram do grupo batendo a porta (rsss...) por não concordarem com algumas posições de colegas ou da moderadora.  Mas, logo em seguida chegava mais gente!

Coisas legais:
Tivemos amigo oculto em finais de ano, durante uns 6 anos e como precisava organizar as entregas dos presentes, via sedex, o Franz me apelidou de síndica, rssss... pelo qual me chama até hoje!!

Fizemos o 1º Congresso de Tecnologias na Educação, totalmente on-line, em 2008. E foi uma experiência fantástica, pois tivemos educadores de várias partes do Brasil e do mundo.
Interessante é que muitas pessoas não sabiam como participar, já que não havia espaço físico e, por isso, tivemos que criar um blog explicativo, aqui. Claro, não havia a explosão das redes sociais e os professores ainda engatinhavam no uso da Web. 
A partir desse Congresso foi criada a Revista Tecnologias na Educação, que já está no 12º ano, publicando artigos e relatos de professores e educadores do Brasil todo e de Portugal também ( e indexada pela CAPES). Se ainda não conhece, clique aqui.

O compartilhamento de informações era uma constante no grupo. Aprendemos muito. Muitas teses e dissertações foram produzidas a partir de nossas interações. E, como é normal no meio acadêmico, muitos pesquisadores deixaram o grupo ou não compartilham mais informações com os colegas, após o término do trabalho.
E, nos últimos 2 anos, a quantidade de informação no grupo também decaiu, já que muitos educadores preferem compartilhar apenas no facebook. Mas,isso é um movimento comum na Web.O importante é que ainda estamos on-line e, atualmente, somos 1430 educadores.

E o melhor: estamos preparando um trabalho bem legal, para ajudar outros professores a usar as Tics na sala de aula. Até julho, o trabalho será disponibilizado e já está movimentando nosso grupo.

Se você faz parte do nosso grupo, obrigada por toda a aprendizagem durante esses anos!
Se ainda não faz, venha dividir suas aprendizagens sobre Tics, com a gente.

Valeu, colegas!!!

Ah, e esse blog completou 9 anos. Com postagens escassas porque o trabalho não tem dado muito tempo para blogar. Obrigada pela suas visitas durante esse tempo.
Desculpem o textão, mas tinha muita história para contar

UPDATE:
o YAHOO descontinuou as listas de discussão. Tivemos uma comunidade no G+ que também acabou. Tudo é efêmero na Web. Nossos colegas estão espalhados pelas redes e estamos começando a nos reunir, novamente, numa lista do Google, Professores Conectados.

Um comentário:

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...