3.8.12

Agosto, crendices e folclore

                                                                                 imagem em :http://goo.gl/K5oy6

Dizem que o mês de agosto traz desgostos.Espero que a volta às aulas não os tragam para nossos alunos e para nós também :)
Esta frase aí acima, talvez seja uma das muitas crendices e ditos  folclóricos que ouvimos  todos os dias.

E como as escolas aproveitam  sempre o  mês do folclore, aí vão algumas dicas para se trabalhar a leitura e  a escrita.

a- Não peça a definição de folclore.Eu tenho um livrinho que empresto, todos os anos, para as crianças da minha rua copiarem a definição, porque mesmo que eles mudem de um ano escolar para outro, os professores pedem sempre a mesma coisa.

Ao invés disto, porque não pedir que pesquisem casos (causos) que ouvem  na família  e escrevam o livro da turma ou postem em um blog? Depois que eles pesquisarem, aí sim,você pode comentar sobre as definições de folclore.

b- Use a internet para pesquisar com os alunos sobre nosso mitos.Não os mande sozinhos para o laboratório ou peça como dever de casa. Você é o professor(a) e precisa ensinar a garotada como pesquisar na Web.
Para isto, selecione alguns links  e ensine-os a recolher as informações,aprender a resumi-las e sempre citar as fontes.

c- Aí vão alguns links, como sugestão:
O Portal Terra apresenta um infográfico sobre crenças populares, bastante completo e com crenças que todos nós conhecemos, mas explicando suas origens.Leia aqui.

No Clube do Pança há imagens e textos sobre lendas folclóricas de diferentes regiões.Uma ótima idéia, para criar um blog de seus alunos,com os textos e desenhos dos causos de sua região.Leia aqui.

No site Brasil Escola há informações sobre as lendas de nosso pais.Clique aqui.

E no site da turma da Mônica tem história seriada com as Lendas do Folclore,para o trabalho com os alunos menores, aqui e uma história de assombrações com a turma do Chico Bento aqui.
E ainda tem uma Lenda Urbana, com a Mônica, divertidíssima, aqui.
Para saber mais sobre Lendas Urbanas leia na Wikipédia, aqui.

Oi, Lucilane, que pediu dicas para incentivar a leitura : espero que estas sugestões sirvam para seus alunos de 3º e 4º anos.
Related Posts with Thumbnails