3.7.11

Cartas ao presidente





Uma homenagem do chargista Bello quando  Itamar assumiu a presidência,publicada no Jornal Tribuna de Minas.Infelizmente,o chargista também nos deixou ,no mês passado.


Este blog não fala sobre política, mas hoje é um dia diferente.
Nos anos 80 e 90, tive oportunidade de desenvolver um projeto de alfabetização integral, em uma linha construtivista, em todas as escolas de Juiz de Fora (pra quem não sabe, este é o meu lugar!!).

Quando Itamar Franco assumiu a presidência, os alunos não falavam de outra coisa.Também pudera. Toda a cidade o conhece bem e o admira pelo  seu trabalho como político.Falo no presente,porque mesmo  tendo nos deixado ontem, ele não será esquecido por aqui.

Como os alunos estavam comentando sobre o assunto, foi a oportunidade para lançar a ideia de escrever uma carta ao presidente.Afinal, nós não podíamos perder a oportunidade de trabalhar uma situação real de escrita.
As 40 escolas participantes do projeto de alfabetização integral participaram. E foram muitas cartinhas.Encadernei todas elas e enviei a Brasília.

Abaixo, vocês podem ler duas destas cartinhas.Reparem o tom coloquial dos textos.Ele era o presidente,mas era o "cara" que todo mundo conhecia e,por isto,as crianças deram até conselhos.
Clique nas imagens para ampliar.



Depois de uns 15 dias dos textos enviados as crianças receberam, em suas escolas, a resposta do presidente. Foi uma festa. Teve aluno que colocou a resposta em molduras retiradas de fotos antigas.

Tive a oportunidade de agradecer pessoalmente ao presidente (em suas andanças pela cidade) a gentileza de responder aos alunos e contribuir para nosso trabalho.É claro que a gente sabe que os assessores também tomaram estas providências.Mas, quem o conhece também sabe que a sensibilidade do homem público é que determinou que as respostas fossem enviadas.
Por isto, e por muito mais, o meu agradecimento público ao ex-Presidente Itamar Franco.

Fátima Franco


Infelizmente, depois de 4 anos de muito sucesso, do projeto ter sido premiado pela Rede Latino Americana de Alfabetização da  equipe de Emília Ferreiro, o projeto foi descontinuado, em uma mudança de governo.Coisas de política municipal,né?

Related Posts with Thumbnails