domingo, julho 03, 2011

Cartas ao presidente





Uma homenagem do chargista Bello quando  Itamar assumiu a presidência,publicada no Jornal Tribuna de Minas.Infelizmente,o chargista também nos deixou ,no mês passado.


Este blog não fala sobre política, mas hoje é um dia diferente.
Nos anos 80 e 90, tive oportunidade de desenvolver um projeto de alfabetização integral, em uma linha construtivista, em todas as escolas de Juiz de Fora (pra quem não sabe, este é o meu lugar!!).

Quando Itamar Franco assumiu a presidência, os alunos não falavam de outra coisa.Também pudera. Toda a cidade o conhece bem e o admira pelo  seu trabalho como político.Falo no presente,porque mesmo  tendo nos deixado ontem, ele não será esquecido por aqui.

Como os alunos estavam comentando sobre o assunto, foi a oportunidade para lançar a ideia de escrever uma carta ao presidente.Afinal, nós não podíamos perder a oportunidade de trabalhar uma situação real de escrita.
As 40 escolas participantes do projeto de alfabetização integral participaram. E foram muitas cartinhas.Encadernei todas elas e enviei a Brasília.

Abaixo, vocês podem ler duas destas cartinhas.Reparem o tom coloquial dos textos.Ele era o presidente,mas era o "cara" que todo mundo conhecia e,por isto,as crianças deram até conselhos.
Clique nas imagens para ampliar.



Depois de uns 15 dias dos textos enviados as crianças receberam, em suas escolas, a resposta do presidente. Foi uma festa. Teve aluno que colocou a resposta em molduras retiradas de fotos antigas.

Tive a oportunidade de agradecer pessoalmente ao presidente (em suas andanças pela cidade) a gentileza de responder aos alunos e contribuir para nosso trabalho.É claro que a gente sabe que os assessores também tomaram estas providências.Mas, quem o conhece também sabe que a sensibilidade do homem público é que determinou que as respostas fossem enviadas.
Por isto, e por muito mais, o meu agradecimento público ao ex-Presidente Itamar Franco.

Fátima Franco


Infelizmente, depois de 4 anos de muito sucesso, do projeto ter sido premiado pela Rede Latino Americana de Alfabetização da  equipe de Emília Ferreiro, o projeto foi descontinuado, em uma mudança de governo.Coisas de política municipal,né?

4 comentários:

  1. Olá Fátima!!!
    Adorei rever as cartas... E mais ainda pensar que fiz parte desse trabalho com você. Muiiiiito trabalho, mas uma história fantástica!!!! Grande beijo Solange

    ResponderExcluir
  2. Oi, Solanginha, minha parceira querida.Muito bom ter você por aqui.São estas histórias que fazem a educação valer a pena, né?
    Beijos e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Querida Fátima,que postagem sensível.
    Fico imaginando o envolvimento e a alegria das crianças nessa experiência tão rica.
    Gostei d++++!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi,Leonor:
    A experiência foi muito rica,mesmo!! Aliás todos os anos do projeto foi de um aprendizado fantástico.Muito mais para mim do que para as crianças.
    Bjs e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...