segunda-feira, janeiro 05, 2009

Em Braille

É complicado viver em rede.
Há estranhos para todo lado. Estranhos, não no sentido kafkaniano, mas no sentido de doido, mesmo. Pior é quando eles acham que Estranho no Ninho não é uma metáfora e resolvem invadir o ninho da gente. Não adianta tentar valorizar, convidar para alguma coisa para ver se essa gente aprende a ser colaborativa.Parecem aqueles passarinhos que roubam ninhos uns dos outros para ver se seus filhotes vingam. Minha amiga Alline é quem sabe o nome científico desses bichos folgados-parasitas. E, se isto acontecer fora da rede, na sua escola, ignore porque esse tipo de estranho é que nem vampiro: suga as energias e nem escrevendo em braille eles entendem que deveriam sair do seu caminho.

Enfim, vamos ao que interessa, ao que a rede tem para nos oferecer de muito bom.

Ontem foi aniversário de Louis Braille
Um cara genial, iluminado, que esteve neste planeta para abrir caminhos e que deveria ser exemplo para muita gente, no que diz respeito à aprendizagem e compartilhamento. Não fosse por ele, não teríamos como atender nossos alunos deficientes visuais, que chegam todos os anos as nossas escolas públicas.

E, se você precisa aprender para trabalhar com seu alunos, tem o curso de Braile Virtual no site da USP

Uma das melhores coisas que já me aconteceu na vida, foi receber de presente, um livro de literatura que escrevi, transcrito em braile. Ele é utilizado numa das escolas municipais de minha cidade. Não consigo descrever o que senti, ao passar a mão por aqueles símbolos e me sentir tão pequena, tão incapaz de ler o texto que eu mesma havia escrito e que estava sendo útil às crianças cegas. (Tentei fotografar,escanear, mas os pontinhos não ficam nítidos) Isto sim é que vale a pena no dia-a-dia. Isto sim é o que importa na vida profissional e pessoal... sem precisar usar ninho dos outros.

E se você acha que não precisa destas informações, leia: Educação Inclusiva : o que o professor tem a ver com isso? clicando neste link.

E obrigada ao professor de português Luiz Antônio, deficiente visual, pelo carinho com que acompanha este blog.

5 comentários:

  1. Oi Fátima!
    O nome do passarinho é chupim (Molothrus bonariensis)! ;-)
    Meu filho tem um colega na faculdade que é deficiente visual. Tenho conversado muito com ele sobre questões de acessibilidade nos sites e blogs...
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi,Míriam:
    nada como ter uma bióloga por perto, para nos salvar. Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fátima!
    É verdade. Coincidências existem. Fiquei muito feliz por isso. Afinal, sou apenas uma iniciante em blogs educativos. Meu marido, um engenheiro que adora dar uns pitacos na minha área, me enviou a notícia do IDG por e-mail me chamando atenção para ela.
    Quero muito ler essa dissertação, pois já venho tentando desenvolver desde o ano passado alguns trabalhos com meus alunos, mas ainda não usamos blog. Só que eu sou professora de Língua Portuguesa. Há outra para Redação. Ainda não consegui encontrar um uso interessante dentro da minha disciplina especificamente. Você teria alguma dica? (9o ano do E. Fundamental)
    Este ano começo a fazer Mestrado em Educação na PUC-RJ. Quero me embrenhar por essas áreas em que tenho descoberto coisas tão interessantes.
    Um beijinho!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante este blog!
    Permitam-me fazer um convite para participarem também num blog que nasceu no primeiro deste ano novo:

    http://olharoslivros.blogspot.com/

    Um BOM ANO!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fátima!

    Se puderes, passa lá no Ufa!

    Deixei um selo Prêmio Dardos pra ti!

    É uma forma de ampliarmos nossos diálogos!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...