7.4.08

Dengue - Manual de instrução

A Dengue avança pelo país. Estamos precisando de um novo Oswaldo Cruz.
Como precisamos fazer nossa parte, aí vai uma sugestão para trabalho com texto instrucional: "Como construir uma Armadilha caseira contra Aedes aegypit ", a Mosquitérica.

E a Profª Marli pede para avisar:
"Estou enfocando o assunto dengue e desenvolvi uma série de atividades com minha turma de 3ª série, mas entrei no assunto utilizando a poesia. Se alguém quiser participar, visite o blog Varal de Poesia. Meus pimpolhos estão escrevendo as poesias que depois vamos publicar lá."

3 comentários:

  1. Olá Fátima,
    Recebi ontem um artigo (confiável) sobre a Dengue escrito pelo Prof. Dr. Edimilson Ramos Migowski de Carvalho, da UFRJ. Ricardo Rangel Costa colaborou com o texto. Não enviei para o o nosso grupo porque é muito longo, somente para Miriam Salles e Leonor Cordeiro. Gostaria de recebê-lo ou posso mandar para o nosso yahoo?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fátima..
    A misa Escola desde 2004 desenvolve um Projeto de Educação Ambiental "DA COLONIA PARA O MUNDO"
    Cada ano enfocamos uma área na luta contra os diversos problemas ambientais. Desde o ano passado mantenho um blog deste projeto e umas das postagens que fiz foi sobre a Armadilha para o mosquito da Dengue feito em sala de aula pelos alunos da 7ª série juntamente com a profª de Português. Queremos tornar a nossa escola como referencia nas questões ambientais para a que comunidade possa adoatra as mdiadas em suas casas. Pensar em nosso planeta é responsabilidade de todos. Por isso um blog como é de muita importância. Parabéns! Sou uma admiradora sua!
    Marilia- Charqueadas/RS

    ResponderExcluir
  3. Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
    "O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores", afirmou.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails