segunda-feira, agosto 13, 2007

Folclore - I

O Folclore Regional é uma atividade que pode e deve ser trabalhada o ano inteiro, como forma de se valorizar os conhecimentos locais.Além disto, são situações de leitura e escrita nas quais os alunos reconhecerão a necessidade, se souberem que estarão preservando a literatura oral de sua comunidade.
Neste período do ano, no entanto, em que se procura dar mais ênfase a este tema, neste post e nos próximos, serão apresentadas algumas sugestões de atividades.
Você já conhece a Web Gincana? É uma atividade bastante interessante em que os alunos precisam cumprir tarefas como numa gincana normal realizada em escolas.
Os alunos do Professor Jarbas, do Blog Boteco Escola, desenvolveram uma WebGincana sobre Folclore, muito interessante, em que muitos personagens do nosso imaginário são apresentados.
Se você tem computadores na escola é uma excelente oportunidade de trabalhar o folclore de forma divertida. Se não tiver, dê uma lida, porque é possível fazer uma adaptação para se usar em sala de aula. Use a sua imaginação.Para conhecer a WebGincana é só clicar.
E, se você tem alunos das séries inicias, o texto "O casamento da Cuca", uma história em versos, com plano de aula, você encontra na minha página.

2 comentários:

  1. Oi, Fátima
    Estou há mais de meia hora aproveitando as dicas do seu blog que está cada vez melhor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fatima, tudo bem?
    Sou aluna do professor Jarbas, na USJT, fui uma das criadoras da WEB Gincana de Folclore, estou aqui em nome do grupo para agradecer a indicação do nosso site.

    O Profº Comentou na aula, e fomos parabenizados pelo trabalho.

    Muito Sucesso pra você

    Abraços carinhosos das alunas de pedagogia da USJT.

    Thais Cristine M. Santos

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...