quinta-feira, junho 21, 2007

Tá chegando São João

Falei no post abaixo, sobre questões de leitura, porque quero sugerir a vocês alguns textos informativos, instrucionais e espontâneos, sobre as Festas Juninas.

Como surgiram as Festas Juninas? No site do Menino Maluquinho , de onde tirei a receita de paçoca, tem a informação e muita coisa legal.

Você conhece o correio elegante? Ele é muito usado em Festas Juninas, pelo menos por aqui, no Sudeste. Não sei se naquelas festanças de São João, lá do Nordeste, eles são usados. Quem souber me diga.

De qualquer maneira é uma forma legal de trabalhar a escrita espontânea. Escrita espontânea é aquela em que o aluno escreve sem diretriz do professor. Tipo aqueles bilhetinhos que eles passam debaixo da carteira, sabe?

O correio da Festa Junina é uma oportunidade de fazer aquela declaração de amor, ou então, escrever uma coisa legal ou divertida, para outra pessoa.
Durante a Festa, os bilhetinhos são colocados numa cestinha, até uma hora determinada. Um aluno é escolhido, previamente, para assim que terminar o prazo, sair entregando os bilhetinhos.
No site do Terra, tem até modelo de cartãozinho.

E, para quem trabalha com as séries iniciais, tem um planejamento de trabalho aqui, que fiz para minha amiga Érika, há algum tempo. Aproveite!

E tem também um texto informativo sobre balões.Um perigo.

5 comentários:

  1. Oi Fátima,
    Obrigada por me trazer doces recordações... Quando adolescente, eu freqüentava festas juninas realizadas num grande estacionamento de um banco e organizadas por uma paróquia. Esperava o ano todo por elas por dois motivos: pra montar a barraca do correio elegante com minhas amigas (e sair distribuindo pra saber quem gostava de quem) e pra mandar entregar um correio ao menininho de quem eu gostava (nessa época a gente gosta de tanta gente, né?!). Aqui em S. Paulo mesmo! Será que a tradição do correio elegante ainda existe?
    Também adorei seu blog.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Ei, amiga querida! Você não sabe da maior!!!! Tem Festa Junina em minha casa sábado e adivinhe a idéia que me deu... ou melhor lembrou?! Correiro elegante!!! O pessoal lá de casa, graças a Deus escreve bem, mas tenho certeza que a brincadeira abrilhantará a festa. Aproveito para convidá-la. Caso se anime é só me ligar.
    Beijo grande!
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Amei! o plano de aula Balãozinho, era tudo o que estava prescisando. Faço faculdade pelo EAD e agora começamos a fazer estágios, estava muito preocupada com a minha aula, mas vc me socorreu, muito obrigada, e que Deus te ilumine para sempre, beijos e tenha uma ótima quinta-feira.

    ResponderExcluir
  4. Sonia:
    não consegui acessar seu blog.
    Depois em conte como foi sua aula.Tô curiosa.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. estou navegando e passei pelo seu blog, achei muito legal, informativo e criativo, bjs até...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...