21.6.07

Tá chegando São João

Falei no post abaixo, sobre questões de leitura, porque quero sugerir a vocês alguns textos informativos, instrucionais e espontâneos, sobre as Festas Juninas.

Como surgiram as Festas Juninas? No site do Menino Maluquinho , de onde tirei a receita de paçoca, tem a informação e muita coisa legal.

Você conhece o correio elegante? Ele é muito usado em Festas Juninas, pelo menos por aqui, no Sudeste. Não sei se naquelas festanças de São João, lá do Nordeste, eles são usados. Quem souber me diga.

De qualquer maneira é uma forma legal de trabalhar a escrita espontânea. Escrita espontânea é aquela em que o aluno escreve sem diretriz do professor. Tipo aqueles bilhetinhos que eles passam debaixo da carteira, sabe?

O correio da Festa Junina é uma oportunidade de fazer aquela declaração de amor, ou então, escrever uma coisa legal ou divertida, para outra pessoa.
Durante a Festa, os bilhetinhos são colocados numa cestinha, até uma hora determinada. Um aluno é escolhido, previamente, para assim que terminar o prazo, sair entregando os bilhetinhos.
No site do Terra, tem até modelo de cartãozinho.

E, para quem trabalha com as séries iniciais, tem um planejamento de trabalho aqui, que fiz para minha amiga Érika, há algum tempo. Aproveite!

E tem também um texto informativo sobre balões.Um perigo.
Related Posts with Thumbnails