domingo, junho 03, 2007

Projeto Meio Ambiente- Parte 1

Claro que este é um assunto que devemos tratar não apenas nesta semana, já que dia 5 é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Depois de todos os alertas, de todas as mudanças climáticas a que estamos assistindo, é bom fazer o trabalho o ano inteiro, principalmente com as crianças pequenas, para ver se ainda dá tempo de salvar a Terra, já que o planeta mais parecido com o nosso está muito distante,não é?
E aí vai um roteiro de projeto que inclui: leitura, escrita, matemática,geografia inglês e ciências, que pode ser trabalhado em diferentes etapas, envolvendo as diferentes disciplinas.

A)Comecemos com quadrinhos, que podem ser usados como leitura e produção textual, das séries iniciais até o 9º ano, tanto nas aulas de português, quanto nas de ciências.
Você pode encontrar mais quadrinhos, sobre meio ambiente, no meu álbum.


B)Vídeo :português e geometria
O vídeo a seguir, é uma ótima ferramenta para se trabalhar as linhas,na geometria, na disciplina matemática.
Assista o vídeo com os alunos. Comente sobre a forma como ele foi produzido:que recursos o autor usou? Que tipo de linhas?Compare as linhas da imagem abaixo, com aquelas que foram utilizadas no vídeo.
Crie, com os alunos,imagens sobre o meio ambiente usando linhas e depois produza o texto com eles.Matemática e Português podem se integrar perfeitamente neste trabalho.
Com as crianças pequenas use este livro.


imagem em:http://evtnet.no.sapo.pt/

Clique na imagem para ampliar

E curta o vídeo, porque é ótimo:




Continuamos a parte do 2 do projeto, no próximo post. E , se você não tem computadores na escola, veja no post abaixo( sobre poesia e comercial de TV), onde encontrar explicações sobre como salvar o vídeo num CD.

9 comentários:

  1. Percebo que este weblog apresenta sugestões interessantes, de se trabalhar a leitura, não somente contextualizada na disciplina de português, mas em todas as áreas do conhecimento, integrando-as umas as outras. O trabalho interdisciplinar é fundamental para a compreensão do todo, a interpretação dos mapas de previsão do tempo inclui vários conhecimentos de áreas diferentes que se interligam e explicam um mesmo fenômeno por distintos pontos de vista. Parabenizo o blog, por postar diversas sugestões sobre as práticas educativas interdisciplinares!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fátima,

    Adorei o vídeo, mas não consegui baixá-lo com o VDownloader. É uma pena porqque amanhã inicia o nosso festival Ecológico anual e o vídeo seria perfeito para a abertura.
    Lá no Palavra Aberta o tema Meio Ambiente recebeu vários textos e comentários de alunos e agora inicio outro assunto: O AMOR Dá uma passadinha por lá !!!

    Bjus
    Gládis

    ResponderExcluir
  3. Eu amei este vídeo, Fátima. E adorei seu post hj...qto projeto bacana.
    Beijoconas

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sou Tania Mara, aluna do Proa 17, e nosso objeto de estudo no momento são os blogs, por isso estou aqui. As dicas sobre leitura dadas neste espaço são muito boas. Parabéns pelo trabalho! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fátima
    Perfeito seu projeto:HQ, vídeo,livro, tudo muito pertinente.
    Estou com dificuldades para usar o laboratório de informática (agora está faltando peça)sem Internet e com Linux Muriqui e vou tentar seguir as dicas do Ezequiel Menta para gravar.
    Também estou trabalhando com o tema Meio Ambiente no meu blog. Espero que goste e compartilhe.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fátima,

    Obrigada mesmo assim, valeu a tentativa.Quem sabe ainda apareça alguém...
    Boa semana pra você.

    Bjus
    Gládis

    ResponderExcluir
  7. Achei um super vídeo. Muito criativo e facilitador, gostaria de passar para meus aluno. Como consigo?

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente fiquei encantada com as tirinhas e o vídeo eles estão bombando.bjos

    ResponderExcluir
  9. Muito bom este video , Bastante educativo !!!!!!!!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...