Trabalhar com projetos de leitura é sempre mais fácil, já que é possível delimitar o tempo que será utilizado e os objetivos que poderão ser alcançados. A partir disto, avaliar o trabalho fica muito mais fácil.
Então que tal utilizar num próximo projeto, o uso de um Comercial de TV, poesia e produção textual?
Há um comercial de uma rede de supermercardos,que vem fazendo muito sucesso. O texto, um poema escrito por Arnaldo Antunes, tem como plano de fundo imagens diárias, de coisas que fazemos e nem nos damos conta de que estas coisas nos fazem felizes.
Encontrei no You Tube, os vídeos do comercial. São 4 vídeos, com situações e textos diferenciados.
Assista aos vídeos, copie os textos. Em seguida, assista os vídeos com seus alunos. Peça que prestem atenção prá descobrir se alguma daquelas situações, são situações felizes para eles, ou se há outras coisas que os deixam felizes. Peça que anotem,distribua o texto do comercial e deixe que comparem o que escreveram com o texto do comercial da TV. Em seguida, peça que tentem colocar o texto que escreveram em forma de poema, como fez o Arnaldo Antunes.
Trabalhe a forma gráfica do poema, como ele deve ser colocado no papel,explicando as diferenças entre uma narração e um texto poético. Se quiser ter um trabalho mais rico, construa com eles uma peça de teatro, a partir de tudo que eles escreveram. Incentive a criação de cenários,oriente a produção dos dialógos,que podem explicar por exemplo, porque uma coisa é tão feliz para uma pessoa e não é para outra.Avalie todas estas etapas, ou peça aos alunos para se auto-avaliarem. Eles costumam ser bastante críticos em relação ao que produzem.
Então que tal utilizar num próximo projeto, o uso de um Comercial de TV, poesia e produção textual?
Há um comercial de uma rede de supermercardos,que vem fazendo muito sucesso. O texto, um poema escrito por Arnaldo Antunes, tem como plano de fundo imagens diárias, de coisas que fazemos e nem nos damos conta de que estas coisas nos fazem felizes.
Encontrei no You Tube, os vídeos do comercial. São 4 vídeos, com situações e textos diferenciados.
Assista aos vídeos, copie os textos. Em seguida, assista os vídeos com seus alunos. Peça que prestem atenção prá descobrir se alguma daquelas situações, são situações felizes para eles, ou se há outras coisas que os deixam felizes. Peça que anotem,distribua o texto do comercial e deixe que comparem o que escreveram com o texto do comercial da TV. Em seguida, peça que tentem colocar o texto que escreveram em forma de poema, como fez o Arnaldo Antunes.
Trabalhe a forma gráfica do poema, como ele deve ser colocado no papel,explicando as diferenças entre uma narração e um texto poético. Se quiser ter um trabalho mais rico, construa com eles uma peça de teatro, a partir de tudo que eles escreveram. Incentive a criação de cenários,oriente a produção dos dialógos,que podem explicar por exemplo, porque uma coisa é tão feliz para uma pessoa e não é para outra.Avalie todas estas etapas, ou peça aos alunos para se auto-avaliarem. Eles costumam ser bastante críticos em relação ao que produzem.
Com as crianças pequenas é possivel também realizar este trabalho, aproveitando a oportunidade para trabalhar a oralidade dos pequenos. E os desenhos deles, claro, que podem ser transformados em painel.
Se sua escola tiver conexão à internet, ótimo. Você pode assisitir aos vídeos, com os alunos, aqui mesmo no blog. Se não tiver,vá até o YouTube, procure por poesias ou Pão de Acúcar. Copie a URL dos vídeos e use as intruções que o Prof. Ezequiel Menta, disponibilizou no site
Escola Br, sobre como salvar os vídeos no seu computador. Depois é só copiar para um CD e levar prá sua escola. Bom trabalho!!! E depois, mande alguns textos de seus alunos prá publicarmos aqui.Ou mande seu link com os trabalhos deles, que divulgaremos.
Então, aproveite o feriadão e divirta-se com os vídeos.
Video 1-
Vídeo 2 -
Video 3 -
Vídeo 4
Faço parte do grupo de estudo do Proa 17 do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem da UFRGS.
ResponderExcluirAdorei a sugestão para visitar este Blog, achei-o maravilhoso pelo conteúdo apresentado e ferramentas utilizadas. Quanta coisa para se aprender!Parabéns pelo excelente trabalho.Um abraço: Sirlei- Vacaria-
Òtimo exercício! É sempre bom incentivar a prática textual entre os alunos, de forma a proporcioná-los prazer em realizar a atividade.
ResponderExcluirParabéns
fatiminha!
ResponderExcluirO pao de acucar encaixou o poema direitinho no contexto deles, ne! Eu nao o conhecia. Bem, ficar fora tem seu preco! :-(
Quem usar esta sua dica com os alunos, vai ter resultados otimos. Tenho certeza.
Beijoca. Adoro te visitar.
Também faço parte do grupo de estudos do Proa 17 do Curso de Especialização da UFRGS. Gostei muito do teu blog, principalmente porque nos fala da leitura e escrita, que são de suma importância na construção do conhecimento.É um excelente trabalho, muito rico e criativo.
ResponderExcluirOlá Fátima!
ResponderExcluirTambém faço parte do grupo que escolheu a disciplina de Blogs e Flogs na Educação (disciplina optativa) do curso de Especialização Lato Sensu em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem da UFRGS. Realmente as nossas professoras (Íris, Suzana e Mara), acertaram em cheio ao selecionar alguns blogs para que pudéssemos conhecer as possibilidades desse ambiente de aprendizagem on-line. Adorei o teu blog. Me diverti muito com as Histórias de Professores, a do pintinho foi demais. Vou indicar o teu blog para minha colega de escola que é professora de Língua portuguesa. Ela está sempre perguntando como usar as ferramentas computacionais, aplicativos e a Internet para trabalhar com os alunos de forma que eles construam conhecimentos, ao invés do “copiar” e “colar”, quando lhes é solicitado pesquisas sobre determinado assunto. Com certeza as tuas sugestões abrem um leque de possibilidades para os professores. Um abração! Sonia Souza – Passo Fundo/RS
Olá Fátima!
ResponderExcluirTambém faço parte do grupo que escolheu a disciplina de Blogs e Flogs na Educação (disciplina optativa) do curso de Especialização Lato Sensu em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem da UFRGS. Realmente as nossas professoras (Íris, Suzana e Mara), acertaram em cheio ao selecionar alguns blogs para que pudéssemos conhecer as possibilidades desse ambiente de aprendizagem on-line. Adorei o teu blog. Me diverti muito com as Histórias de Professores, a do pintinho foi demais. Vou indicar o teu blog para minha colega de escola que é professora de Língua portuguesa. Ela está sempre perguntando como usar as ferramentas computacionais, aplicativos e a Internet para trabalhar com os alunos de forma que eles construam conhecimentos, evitando o “copiar” e “colar”, quando lhes é solicitado pesquisas sobre determinado assunto. Com certeza as tuas sugestões abrem um leque de possibilidades para os professores. Um abração! Sonia Souza – Passo Fundo/RS
Fátima, que beleza! Aula pronta! :)
ResponderExcluirA idéia é fantástica, vou passar para minhas colega de Português. O planejamento já está pronto e se vê que os resultados serão muito bons, de crescimento para todos os envolvidos. Parabéns.
ResponderExcluirOlá! Sou Margarete, aluna do proa 17 do curso de Pós Graduação Especialização em TICs na promoção da aprendizagem/ UFRGS. Achei muito legal este blog .As sugestões que são oferecidas para que os professores possam trabalhar com seus alunos.Os recursos, os vídeos, as idéias, Excelente!!!
ResponderExcluirOlá Fatima! Visitarei sempre o teu blog. Que maravilha, quanta informação, adorei. O prazer pela leitura e escrita torna mais fácil e significatíva a aprendizagem. Abraços... Eveline
ResponderExcluirParabéns!!!!
ResponderExcluirEsse blogger é muito bom. Fiquei encantada com as sugestões de atividades. Pretendo usá-las para trabalhar com os meus alunos.Eles vão adorar. Excelente trabalho!
Fabiana Soares
Olá,
ResponderExcluirTambém faço parte do grupo que escolheu a disciplina de Blogs e Flogs na Educação (disciplina optativa) do curso de Especialização Lato Sensu em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem da UFRGS. Achei este Blog maravilhoso, pois além de trabalhar a leitura e a escrita na construção do conhecimento, também sugeres outras mídias que podem ser elementos pedagógicos interessantes e pertencentes à prática docente. Parabéns.
Um abraço,
Salete
Olá. Sou professora de 4ª série do E.F. em POA/RS. Estava justamente procurando idéias para trabalhar a mensagem dos comerciais de TV, objetivando desenvolver um olhar critico sobre a mensagem implicita que eles passam. Adorei essa idéia. Parabéns.
ResponderExcluirBom dia Fátima.
ResponderExcluirEu estavca no google procurando as poesias de concretas de Arnaldo Antunes, quando me deparei com o seu blog.
Amei!!!!!
Achei-o sensasional!
Sou professora de Arte,História da Arte e Artes Cênicas em escolas particulares de São Paulo.Trabalho também com a venda de ingressos de teatro e esposições em São Paulo.
Vi que você é mineira. Adoro trocar experiências com pessoas de outros estados e de outros países.
Tenho um blog dentro de um portal educacional que é seguido pelos alunos da escola para complementação de aula e para conteúdo cultural e divertimento.
blog.educacional.com.br/blogdeartes
Todo ano tenho que adaptar ou iniciar um blog novo por estar dentro deste portal. Eles dizem que o meu blog fica muito pesado.Tudo bem! Não me importo de iniciar a cada ano.
Adorei as suas idéias e maneira de ajudar aos educadores. Se precisar de mim como hoje precisei de você é só me procurar.
Visite-me.
Mil beijos!!
TÂnia Regina M Costa