30.4.07

Projeto: poesia, comercial de TV e produção textual

Trabalhar com projetos de leitura é sempre mais fácil, já que é possível delimitar o tempo que será utilizado e os objetivos que poderão ser alcançados. A partir disto, avaliar o trabalho fica muito mais fácil.

Então que tal utilizar num próximo projeto, o uso de um Comercial de TV, poesia e produção textual?
Há um comercial de uma rede de supermercardos,que vem fazendo muito sucesso. O texto, um poema escrito por Arnaldo Antunes, tem como plano de fundo imagens diárias, de coisas que fazemos e nem nos damos conta de que estas coisas nos fazem felizes.
Encontrei no You Tube, os vídeos do comercial. São 4 vídeos, com situações e textos diferenciados.

Assista aos vídeos, copie os textos. Em seguida, assista os vídeos com seus alunos. Peça que prestem atenção prá descobrir se alguma daquelas situações, são situações felizes para eles, ou se há outras coisas que os deixam felizes. Peça que anotem,distribua o texto do comercial e deixe que comparem o que escreveram com o texto do comercial da TV. Em seguida, peça que tentem colocar o texto que escreveram em forma de poema, como fez o Arnaldo Antunes.
Trabalhe a forma gráfica do poema, como ele deve ser colocado no papel,explicando as diferenças entre uma narração e um texto poético. Se quiser ter um trabalho mais rico, construa com eles uma peça de teatro, a partir de tudo que eles escreveram. Incentive a criação de cenários,oriente a produção dos dialógos,que podem explicar por exemplo, porque uma coisa é tão feliz para uma pessoa e não é para outra.Avalie todas estas etapas, ou peça aos alunos para se auto-avaliarem. Eles costumam ser bastante críticos em relação ao que produzem.

Com as crianças pequenas é possivel também realizar este trabalho, aproveitando a oportunidade para trabalhar a oralidade dos pequenos. E os desenhos deles, claro, que podem ser transformados em painel.

Se sua escola tiver conexão à internet, ótimo. Você pode assisitir aos vídeos, com os alunos, aqui mesmo no blog. Se não tiver,vá até o YouTube, procure por poesias ou Pão de Acúcar. Copie a URL dos vídeos e use as intruções que o Prof. Ezequiel Menta, disponibilizou no site
Escola Br, sobre como salvar os vídeos no seu computador. Depois é só copiar para um CD e levar prá sua escola. Bom trabalho!!! E depois, mande alguns textos de seus alunos prá publicarmos aqui.Ou mande seu link com os trabalhos deles, que divulgaremos.
Então, aproveite o feriadão e divirta-se com os vídeos.
Video 1-
Vídeo 2 -
Video 3 -
Vídeo 4
Related Posts with Thumbnails