18.11.06

leitura e ortografia


Seus alunos estão apresentando problemas ortográficos ao redigirem um texto?

Que tal utilizar a leitura de placas, para melhorar a escrita, ao invés de decorar regras que são imediatamente esquecidas?

Peça aos alunos que pesquisem no bairro e nas feiras livres, por exemplo,as placas que chamam mais a atenção.Como no início eles terão dificuldade para detectar as trocas linguísticas na escrita das placas, não peça que procurem por aquelas que apresentam "erros ortográficos", pois eles podem achar que todas estão escritas de acordo com a norma chamada culta.

Com o uso do dicionário, analise com eles as placas que tenham copiado.Trabalhando em equipe o rendimento é bem melhor. Em seguida, peça que reescrevam o texto encontrado, de acordo com a ortografia do dicionário.
Discuta com eles, o porquê de, por exemplo, encontrarmos placas que dizem: XUXU = 5 REAL. Quais os problemas que esta placa apresenta? São apenas problemas ortográficos? O que mais é preciso arrumar no texto e por que?

Se você puder trabalhar com eles na internet, acesse o site Placas Ridículas.Há algumas placas ótimas para o desenvolvimento desta atividade, como esta, esta aqui e esta outra.
Related Posts with Thumbnails