20.6.06

Repórter por um dia


A copa do mundo pode servir como atividade criativa de leitura e escrita, se nossos alunos se transformarem em repórteres. Aproveite os dias de jogos do Brasil e elabore atividades nas quais os alunos precisem exercitar a observação para redigir textos atuais. Podem ser textos pequenos, como os leads, aqueles pequenos resumos das notícias que aparecem na primeira página dos jornais e que têm a função de fisgar o leitor.

Estes leads podem ser criados a partir da observação do desempenho dos jogadores, das atitudes da comissão técnica ou até mesmo sobre as torcidas feitas em casa, no estádio ou na rua com os amigos.

Uma outra forma de ser repórter por um dia, observando a atuação de quem assiste aos jogos, é o registro dos diálogos. Observe as situações inusitadas que aparecem nos diálogos de um grupo de pessoas, ao assistirem futebol.Eles podem ser usados como atividade de escrita, além de ser uma oportunidade para trabalhar a pontuação de forma contextualizada e, claro, diversão para quem lê. Dê uma olhada neste registro de conversas que fiz, durante o último jogo.
Related Posts with Thumbnails