segunda-feira, março 20, 2006

leitura de imagens II

Para trabalhar com livros de imagens, como citado abaixo, e como não há um texto prévio, como no caso das fotografias, é importante que analisemos o texto criado pelo aluno numa perspectiva diferenciada. Isto porque, o aluno irá criar seu texto a partir de uma sequência de textos imagéticos, e pode ser que ele crie situações totalmente diferentes daquela esperada pelo professor.
O importante é verificar se o que foi produzido apresenta uma sequência que permita compreender o texto produzido, e se apresenta de alguma forma, relação com as imagens lidas.
Na avaliação deste tipo de produção textual,é importantíssimo considerar os conhecimentos prévios do leitor sobre o que ele está lendo e as pistas imagéticas que foram utilizadas para construir seu texto.
No próximo post, vou apresentar alguns textos produzidos a partir do livro "Ida e Volta", que demonstram as diferentes estratégias de leitura utilizadas por alunos, ao produzir um texto para o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...