domingo, fevereiro 12, 2006

O que é ler?


Ler não é só codificar e decodificar palavras.É, antes de tudo construir sentidos para o que se lê.
É por isto, que muitas vezes o "leitor" não consegue obter informações num texto lido. Para obter estas informações e, consequentemente, construir sentidos, é preciso considerar os conhecimentos prévios que o leitor possui sobre o assunto e a interação com o suporte de leitura.
Além disto, as influências cognitivas, tais como as crenças, as opiniões ou atitudes e até mesmo a motivação ou objetivos diferentes, atuam na construção da representação sobre o evento ou o enunciado, o que faz com que ao ler um mesmo texto, diferentes leitores construam significados diferenciados, produzindo diferentes tipos de inferências.

7 comentários:

  1. ótomi artigo, agradeço por fornecer sua opinião e acredito tambem que as diversidades de opiniões são principalmente causadas pelas influencias cognitivas.

    ResponderExcluir
  2. diferentes opiniôes e pontos de vista é sempre bem vimdos para nós enquanto acadêmicos,assim podemos nos aperfeiçoar cada vez mais enriquecendo nossos csnhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. É a capacidade de se apropriar do que é do outro e fazê-lo de tal forma que te pertença a partir de então.

    ResponderExcluir
  4. Ler significa extrair do texto alguma mensagem para nosso conhecimento. É um trabalho árduo que requer força de vontade.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...