16.2.06

lendo imagens

Uma boa maneira de verificar o processamento de textos por seus alunos é trabalhar com imagens. Cada aluno irá compreendê-las de acordo com as suas experiências sobre o assunto.
Se sua escola tem computadores, ótimo.
Aproveite os links sobre as fotografias premiadas, que estão publicados no outro
blog, e peça para que eles criem uma legenda sobre as fotos.

Se não há computadores na escola, como na maioria delas, é só recortar fotos de jornais e revistas, distribuí-las entre os alunos, fazer a mesma atividade e depois montar um mural, com as legendas produzidas.

Depois da produção das legendas, você deve mostrar a legenda original das fotos para que os alunos comparem com aquelas que escreveram.Se não tiverem conhecimento prévio sobre determinado assunto, isto ficará claro nos textos produzidos. E aí, professor, aproveite para trabalhar com temas transversais, discutindo diferentes assuntos, mesmo se os alunos forem bem pequenos.

Se você precisa de algumas orientações sobre a leitura de fotografias não deixe de ler as dicas.

Se você preferir trabalhar com livros, uma ótima sugestão é "Ida e Volta", de Juarez Machado, da editora Agir, o primeiro livro de imagem no Brasil, e que pode ser usado em qualquer série.

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