Uma boa maneira de verificar o processamento de textos por seus alunos é trabalhar com imagens. Cada aluno irá compreendê-las de acordo com as suas experiências sobre o assunto.
Se sua escola tem computadores, ótimo.
Aproveite os links sobre as fotografias premiadas, que estão publicados no outro blog, e peça para que eles criem uma legenda sobre as fotos.
Se sua escola tem computadores, ótimo.
Aproveite os links sobre as fotografias premiadas, que estão publicados no outro blog, e peça para que eles criem uma legenda sobre as fotos.
Se não há computadores na escola, como na maioria delas, é só recortar fotos de jornais e revistas, distribuí-las entre os alunos, fazer a mesma atividade e depois montar um mural, com as legendas produzidas.
Depois da produção das legendas, você deve mostrar a legenda original das fotos para que os alunos comparem com aquelas que escreveram.Se não tiverem conhecimento prévio sobre determinado assunto, isto ficará claro nos textos produzidos. E aí, professor, aproveite para trabalhar com temas transversais, discutindo diferentes assuntos, mesmo se os alunos forem bem pequenos.
Se você precisa de algumas orientações sobre a leitura de fotografias não deixe de ler as dicas.
Se você preferir trabalhar com livros, uma ótima sugestão é "Ida e Volta", de Juarez Machado, da editora Agir, o primeiro livro de imagem no Brasil, e que pode ser usado em qualquer série.
Olá! Recomendamos seu blog no Yahoo! Busca Educação. Faça-nos uma visita!
ResponderExcluirOlá, Fátima!
ResponderExcluirA professora da sala de leitura adorou seu blog “Lendo Histórias”. Coloquei também um link para “Leitura na Escola” que vai nos ajudar no projeto de letramento da Prefeitura de SP. Suas palavras são incentivos para o desenvolvimento da oficina de projetos.
Abraços, Vicente
Boa tarde. Sou Educadora de Infância em Portugal, conheço o livro "Ida e Volta" , já o trabalhei com as minhas crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade. é um livro muito bom, tenho pena de não o ter, pois foi-me emprestado, mas vou adquiri-lo brevemente.
ResponderExcluir