28.11.12

Leitura, escrita,comercial de TV e natal

Fiz uma postagem há alguma tempo, sobre o uso de comerciais de TV, como provocadores para situações de leitura e escrita. Ainda não leu? Acesse aqui

Pois surgiu uma outra  oportunidade para usar um comercial em sala de aula.É que a Coca-Cola lançou esta semana o seu vídeo de propaganda para o Natal.
E a Coca-Cola sempre tem comerciais legais ( Aviso: não estou ganhando nada para isto.Quem me dera!) 
Na TV o comercial é rapidinho.Mas, no site e no You Tube, é possível assistir toda a história.

 Está legendado, então fica facinho! Veja aí abaixo: Cartas esquecidas de Natal:



Para os alunos menores:

 Não tem computador na escola, mas deve ter um vídeo, né? Então baixe o vídeo, grave e leve para suas aulas. Trabalhe o vídeo com os alunos. Se as crianças ainda não sabem ler: vá passando o vídeo, parando e lendo para eles. Afinal, você estará contando uma história.


Pergunte quem já enviou uma cartinha pro Papai Noel e não recebeu o presente.

Peça para as crianças escreverem a cartinha com o pedido, de novo.  Depois disto, ensine-os a preencher o envelope. Ajude aos pequenininhos, que poderão ditar para você.

Tudo pronto? Mande um bilhete para os pais, amigos, familiares,vizinhos, etc. coloque cartazes pela escola, pelos botequins e bares, padarias, redes socais que você participa e onde mais puder, anunciando que:

Cartinhas para o Papai Noel estão disponíveis na escola. Você pode contribuir?
 Venha pegar uma cartinha. Horários: _________ até dia tal :

Quem sabe alguém colabora? Não custa tentar!

Para os alunos maiores e para quem tem internet na escola:

No site da Coca-Cola, há uma rota por onde a Caravana de Natal irá passar. E irá passar por lugares muito pobres. A próxima rota da  Caravana  é a cidade de Betânia, no Piauí, onde a maioria dos habitantes não têm luz :(
O que a nossa escola tem a ver com isto? Muita coisa!
 Além de mostrar as condições de outras cidades, é a possibilidade de usar a internet para situações reais de escrita. 
É que no site há um espaço para enviarmos mensagens aos habitantes da cidade de Betânia e todas as mensagens serão exibidas pelo caminhão da Coca-Cola, para os moradores.
É claro que é preciso trabalhar um rascunho do texto com os alunos, antes de postar no site.Afinal, os moradores de Betânia merecem uma mensagem bem legal.
Então mão à obra: Clique aqui, para ir ao site e escrever as mensagens.E tem mais coisas por lá.Você  pode até cantar com seus alunos, aqui, criar uma capa de CD e enviar de presente. Aproveite!


Related Posts with Thumbnails