quarta-feira, novembro 28, 2012

Leitura, escrita,comercial de TV e natal

Fiz uma postagem há alguma tempo, sobre o uso de comerciais de TV, como provocadores para situações de leitura e escrita. Ainda não leu? Acesse aqui

Pois surgiu uma outra  oportunidade para usar um comercial em sala de aula.É que a Coca-Cola lançou esta semana o seu vídeo de propaganda para o Natal.
E a Coca-Cola sempre tem comerciais legais ( Aviso: não estou ganhando nada para isto.Quem me dera!) 
Na TV o comercial é rapidinho.Mas, no site e no You Tube, é possível assistir toda a história.

 Está legendado, então fica facinho! Veja aí abaixo: Cartas esquecidas de Natal:



Para os alunos menores:

 Não tem computador na escola, mas deve ter um vídeo, né? Então baixe o vídeo, grave e leve para suas aulas. Trabalhe o vídeo com os alunos. Se as crianças ainda não sabem ler: vá passando o vídeo, parando e lendo para eles. Afinal, você estará contando uma história.


Pergunte quem já enviou uma cartinha pro Papai Noel e não recebeu o presente.

Peça para as crianças escreverem a cartinha com o pedido, de novo.  Depois disto, ensine-os a preencher o envelope. Ajude aos pequenininhos, que poderão ditar para você.

Tudo pronto? Mande um bilhete para os pais, amigos, familiares,vizinhos, etc. coloque cartazes pela escola, pelos botequins e bares, padarias, redes socais que você participa e onde mais puder, anunciando que:

Cartinhas para o Papai Noel estão disponíveis na escola. Você pode contribuir?
 Venha pegar uma cartinha. Horários: _________ até dia tal :

Quem sabe alguém colabora? Não custa tentar!

Para os alunos maiores e para quem tem internet na escola:

No site da Coca-Cola, há uma rota por onde a Caravana de Natal irá passar. E irá passar por lugares muito pobres. A próxima rota da  Caravana  é a cidade de Betânia, no Piauí, onde a maioria dos habitantes não têm luz :(
O que a nossa escola tem a ver com isto? Muita coisa!
 Além de mostrar as condições de outras cidades, é a possibilidade de usar a internet para situações reais de escrita. 
É que no site há um espaço para enviarmos mensagens aos habitantes da cidade de Betânia e todas as mensagens serão exibidas pelo caminhão da Coca-Cola, para os moradores.
É claro que é preciso trabalhar um rascunho do texto com os alunos, antes de postar no site.Afinal, os moradores de Betânia merecem uma mensagem bem legal.
Então mão à obra: Clique aqui, para ir ao site e escrever as mensagens.E tem mais coisas por lá.Você  pode até cantar com seus alunos, aqui, criar uma capa de CD e enviar de presente. Aproveite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...