sexta-feira, agosto 03, 2012

Agosto, crendices e folclore

                                                                                 imagem em :http://goo.gl/K5oy6

Dizem que o mês de agosto traz desgostos.Espero que a volta às aulas não os tragam para nossos alunos e para nós também :)
Esta frase aí acima, talvez seja uma das muitas crendices e ditos  folclóricos que ouvimos  todos os dias.

E como as escolas aproveitam  sempre o  mês do folclore, aí vão algumas dicas para se trabalhar a leitura e  a escrita.

a- Não peça a definição de folclore.Eu tenho um livrinho que empresto, todos os anos, para as crianças da minha rua copiarem a definição, porque mesmo que eles mudem de um ano escolar para outro, os professores pedem sempre a mesma coisa.

Ao invés disto, porque não pedir que pesquisem casos (causos) que ouvem  na família  e escrevam o livro da turma ou postem em um blog? Depois que eles pesquisarem, aí sim,você pode comentar sobre as definições de folclore.

b- Use a internet para pesquisar com os alunos sobre nosso mitos.Não os mande sozinhos para o laboratório ou peça como dever de casa. Você é o professor(a) e precisa ensinar a garotada como pesquisar na Web.
Para isto, selecione alguns links  e ensine-os a recolher as informações,aprender a resumi-las e sempre citar as fontes.

c- Aí vão alguns links, como sugestão:
O Portal Terra apresenta um infográfico sobre crenças populares, bastante completo e com crenças que todos nós conhecemos, mas explicando suas origens.Leia aqui.

No Clube do Pança há imagens e textos sobre lendas folclóricas de diferentes regiões.Uma ótima idéia, para criar um blog de seus alunos,com os textos e desenhos dos causos de sua região.Leia aqui.

No site Brasil Escola há informações sobre as lendas de nosso pais.Clique aqui.

E no site da turma da Mônica tem história seriada com as Lendas do Folclore,para o trabalho com os alunos menores, aqui e uma história de assombrações com a turma do Chico Bento aqui.
E ainda tem uma Lenda Urbana, com a Mônica, divertidíssima, aqui.
Para saber mais sobre Lendas Urbanas leia na Wikipédia, aqui.

Oi, Lucilane, que pediu dicas para incentivar a leitura : espero que estas sugestões sirvam para seus alunos de 3º e 4º anos.

3 comentários:

  1. Oi, Fátima!

    Vou partilhar teu texto no grupo do curso normal!

    Dicas muito legais para as meninas que estão em estágio e, com certeza, vão fazer projetos sobre folclore!

    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi,Suely:
    obrigada por repassar a suas alunas.
    Depois conte como foi as aulas delas.Mande os links dos blogs delas
    Bjs

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...