quinta-feira, julho 12, 2012

Dúvidas dos leitores

Inicialmente, desculpem pela demora em responder.

Cleaci
é claro que você pode copiar a aula em um pendrive e levar para sua escola.
Com uma condição: conte depois como foi a reação de seus alunos :)

Lizania:
 uma forma legal de desenvolver as habilidades  de leitura é usar histórias em quadrinhos.Compre revistas em quadrinhos ou  leia na internet com seu filho e peça para que ele lhe conte a história. Os quadrinhos são ótimos porque apresentam diferentes linguagens, o que faz com que a criança desenvolva vários processos cognitivos ao mesmo tempo.Além disto é uma  delícia ler quadrinhos, não é?
Você pode usar  o site da turma da Mônica e do Menino Maluquinho, por exemplo, além de criar quadrinhos no site A máquina de quadrinhos.Veja nestes links: aqui , aqui e aqui.
Dê uma olhada também no meu blog sobre quadrinhos, aqui.
Para a escrita use a máquina de quadrinhos.Ele vai adorar ver o quadrinho que ele escreveu ser publicado no site.Para isto, ajude-o perguntando sempre quais as letras que deve usar para  escrever as palavras que precisa.
Se for complicado para usar a internet, peça a ele que ajude você a escrever listas de compras, recados para não esquecer de fazer as coisas (lembretes para colocar na porta da geladeira,por exemplo) cartões para o aniversário de alguém próximo.É importante que ele entenda que a escrita precisa ter uma utilidade, que sirva para alguma coisa, senão fica parecendo aquelas coisas que a escola manda escrever só para o professor dar visto,né?
Depois nos conte sobre os progressos de seu filho.

Katia
para facilitar a observação em seu estágio fica muito mais fácil se você der uma lida nos PCNS,de Língua Portuguesa.Verifique quais são os objetivos de leitura e escrita específicos para  a serie/ano que você irá observar e, a partir disto, você pode estabelecer um paralelo entre o que está sugerido no PCN e os reais usos da leitura e da escrita na escola.Você encontra os PCNs de Língua Portuguesa aqui. E seria legal também dar uma olhada no PCN sobre Temas Transversais.
Espero ter ajudado e depois nos dê um retorno,ok?

Maria
sua resposta está mais do que atrasada, não é? Desculpe-me! É que este ano a coisa anda complicada por aqui, com muuuito trabalho!
Para o ensino de Artes sugiro que você trabalhe de forma interdisciplinar, fazendo releituras de obras de pintores famosos, por exemplo. Trabalhe textos sobre os autores,depois faça a releitura das obras. Use tintas baratinhas como o guache e tintas feitas com terra, por exemplo,para que os alunos pintem a sua visão da obra dos pintores.Veja este trabalho da Universidade Federal de Viçosa, que desenvolve um projeto usando tintas feitas com terras, de diversas cores.Clique aqui, para conhecer.

Para os alunos do ensino fundamental, além do trabalho acima, se tiver computadores na escola,você pode usar o site de Cândido Portinari e também fazer a releitura das obras dele. Veja o site aqui.
Lembre-se que você pode envolver os professores de português e de história (cada artista mostra o seu tempo) em seu trabalho.Convide os colegas  para desenvolver um trabalho interdisciplinar.
Depois de tudo pronto, faça uma exposição na escola e convide os pais e a comunidade para conhecer os trabalhos desenvolvidos.
E por que não criar também um blog, para os alunos irem postando tudo o que estiver acontecendo no projeto e  poder mostrar os resultados? Quando criar o blog mande o link para eu postar aqui e todos poderem acompanhar seu trabalho.

Outra sugestão: faça arte com sucatas e depois crie textos instrucionais com os alunos, do tipo passo-a-passo, explicando como foi feito a transformação da sucata em arte.Transforme isto em livrinhos,que podem ser xerocados e autografados pelos alunos,em uma reunião de pais.
Se quiser sugestões de trabalhos com sucatas, veja nestes blogs: Recicla e Decora e Arte de Sucata .

Uma outra sugestão é fazer artesanato de Natal com garrafa Pet. Eles podem ser até mesmo vendidos, no final do ano, para a comunidade escolar em uma feira na escola. Ajude os alunos a organizarem a  feira, faça propagandas enviando bilhetes aos pais e depois use o dinheiro para comprar material para as aulas de arte do ano que vem.Veja neste link, inúmeras imagens de enfeites de natal com garrafas Pet.
E não esqueça de fazer o livrinho com os textos instrucionais sobre como fazer os enfeites e promover o dia do lançamento.
Gostou das sugestões? Depois dê um retorno para contarmos aqui no blog.


E, a partir de agora,






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...