segunda-feira, agosto 15, 2011

O Professor e o Google Plus-Parte1



Disponibilizado para testes no dia 28 de junho, incialmente para quem se inscreveu e depois por envio de convites, o GPlus está mudando as concepções que tínhamos de rede social.

No Orkut, inicialmente, compartilhávamos tudo com todos: os amigos e amigos de amigos.E surgiram as comunidades, onde era e ainda é legal, compartilhar temas específicos. 
No Facebook é possível criar listas, mas são complicadas para serem criadas. 

Nestas redes o que fulano falou, postou , deu um like, aparece em sua página e todo mundo do seu grupo pode ficar sabendo. E para ser seu “amigo” é preciso que vc aceite.


O Twitter inovou ao permitir que as pessoas sigam você, sem que seja preciso você segui-las ou autorizá-las a te seguir.. E, por isto você tem uma liberdade maior para escolher seguir pessoas que tuitam assuntos de seu interesse.  


Testando o GPlus desde a sua disponibilização, tive a oportunidade de ir acompanhando seu desenvolvimento, podendo oferecer sugestões e aprendendo com as sugestões que foram enviadas por outros usuários.

No Google Plus as coisas funcionam diferente de outras redes sociais: a concepção de círculos  é que  a diferencia. Quando você recebe um convite para participar da rede você já tem  círculos para preencher com amigos e família e outro para você criar o círculo que quiser.

Como disse o professor Alex Primo o Google+  parte de uma visão das relações sociais atuais já que   “o  sujeito pós-moderno transita por diversas redes, comunidades de interesse”

 Claro, não compartilhamos com amigos os mesmos assuntos que compartilhamos com a família ou com o pessoal com o qual trabalhamos.

Ao entrar no GPlus, além dos círculos de família e amigos, criei imediatamente um círculo de edublogueiros,para compartilhar minhas descobertas com os colegas professores do Grupo Blogs Educativos. E fui enviando convites. Muita gente pediu o convite e não apareceu até hoje. Isto é muito interessante, pois provavelmente demonstra que educadores ainda não entenderam como funciona, como é possível usar os círculos, como se pode aprender por lá e as possibilidades de uso na educação. 
 

Mas, vamos lá para um pequeno tutorial. Ao receber o convite você precisa preencher seu perfil. 
Com seu nome verdadeiro e com o link para seus espaços na Web. 
Nomes como aqueles que aparecem no Twitter como @Xpoyterre, não podem ser utilizados, para evitar perfis falsos. O Google já deletou muitas contas há alguns dias atrás e a próxima limpeza de perfis está prevista para esta semana, conforme postagem de um dos Googlers.


No seu perfil diga quem você é o que você faz. Aqueles perfis do tipo “Amo a vida loucamente e curto adoidado”, não interessará a ninguém sério que esteja por lá, para compartilhar conhecimentos.A não ser que você esteja por lá apenas porque é moda,né?

Em seguida, você precisa criar seus círculos de acordo com seus interesses. É só clicar neste círculo  para criar um outro  e nomeá-lo.




Você pode criar quantos círculos quiser, mas só pode ter 5000 seguidores :)

Como agora já é possível ter círculos vazios, depois de criar e nomear, você pode convidar as pessoas para participar deste círculo criado. 

Convidando: 

Para convidar é fácil. Na sua página inicial você encontra este link:


 Clique, insira o e-mail da pessoa que você quer convidar. Logo em seguida você precisa escolher o círculo onde você vai inserir esta pessoa.Por isto você precisa criar os círculos antes de convidar alguém.




 Clique em enviar e pronto!!


Você pode criar círculos para desenvolver trabalhos com alunos, mas é preciso lembrar que de acordo com as normas do Google, só maiores de 18 anos podem ter uma conta no GPlus. Clique aqui para saber o porquê .



Ainda não tem convite? Eu ainda tenho uns 80 convites. 

Vou dividir 40 convites para os seguidores deste blog e 40 para o outro blog. Entre contato, enviando seu e-mail, de preferência do Gmail, para que você possa usar todos os serviços que estão sendo incorporados.  

Escreva seu e-mail nos comentários, mas para evitar spams escreva assim:
fulanodetalarrobagmail.com


Explique se você também é edublogueiro e seguidor deste blog, para que eu possa escolher o círculo onde você ficará,ok?.


A Netiqueta no GPlus:

Há inúmeras regras de etiqueta , para uso na Internet. Uma delas que é sempre bom lembrar: não escreva com letras maiúsculas, pois isto significa que você está gritando com seu leitor Para saber mais sobre as regras de Netiqueta , clique aqui

Mas, o interessante é que os usuários do Gplus estão criando algumas outras regras de Netiqueta, de forma conjunta, já que é uma rede social diferente das outras. Falo sobre isto no próximo post. 

Obs: estas são apenas sugestões a partir de minha experiência no G+.Você pode usar o G+ da forma que achar melhor, respeitando, claro, os termos de uso do Google.
Se tiver mais dúvidas sobre como iniciar, leia os fóruns de ajuda,aqui.

Continuamos no próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...