quarta-feira, janeiro 19, 2011

Língua Portuguesa: você sabe, você usa?



Estava escrevendo um post sobre uma discussão acontecida no Grupo Blog Educativos,a partir de um link que  nos enviaram,onde um blogueiro daqueles iniciantes em Curso de Letras, escreveu: "quem não sabe português não deveria ter um blog".Uau! 

Claro que interferi na discussão porque nunca li tanta bobagem por centímetros quadrados. E recomendei a leitura de um livro e um site para que os professores  de diferentes disciplinas, que fazem parte do Grupo, possam conhecer e entender o que é Preconceito Linguístico, que já falei por aqui em diferentes posts.
Mas, não preciso continuar escrevendo sobre isto. A professora Andréa Motta, que também participou da discussão escreveu um post que é para lavar a alma de quem acredita que normas gramaticais, daquelas cheias de teia de aranha, não tornam as pessoas leitoras ou escritoras.

Passe por lá e deixe seu comentário no Blog Conversa de Português, neste link.
E se vc ainda acha que a Gramática Normativa resolve todos os problemas de Leitura e Escrita, que tal conhecer as Gramáticas  que tratam da Língua Portuguesa que nós  realmente usamos? Comentei sobre elas, no post que está neste link.




A foto, aí acima, é do site Brasil das Placas, que já publicou  livros excelentes para o trabalho em sala de aula.Visite o site, pois há um link com sugestões para professores.Clique aqui para conhecer.

2 comentários:

  1. Fátima, obrigada pela divulgação do texto. Concordo totalmente quando você diz nunca ter ouvido "tantas bobagens por centímetros quadrados". Ouso até a desconfiar dos cursos de Letras oferecidos por aí! Não deveríamos nós, profissionais da área, evitar esse tipo de raciocínio medieval? O que percebo, no entanto, é o ensino de censura linguística.

    ResponderExcluir
  2. Quero comentar o desenho, posso? Deixa, vai!!!

    Você tem que olhar que o cara é um artista, escreveu errado, mas desenha bem. Os artistas podem tudo rss

    Ass: Amigo de uma amiga sua

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...