quarta-feira, julho 21, 2010

Ler e usar 9

Publicação de nova revista : Linguagens e Diálogos que tem como objetivos abrir um espaço transdisciplinar de divulgação e discussão de trabalhos na área de estudos da linguagem e em áreas afins, vinculado ao núcleo de pesquisa LingNet (Linguagem, Educação e Tecnologia), desenvolvido no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Clique aqui para conhecer  a revista e aqui para ler meu artigo, resultado  de uma pesquisa com alfabetizandos, publicado neste primeiro número

4 comentários:

  1. Olá Fátima

    Sou leitora assídua do seu blog e gostaria de parabenizá-la por suas postagens e textos. Li seu artigo sobre alfabetização e gostei muito. Sou professora de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental e também do ensino médio e, apesar de não trabalhar com alfabetização, percebo que a cada ano que passa recebemos crianças com elevado grau de defasagem no que diz respeito à leitura e escrita. Crianças chegam ao 6º ano sem sequer saber escrever seu nome. É uma realidade muito chocante para quem lida com essas crianças. Que futuro as aguarda? Pergunto isso porque sabemos que ao ingressar no 6º ano, dificilmente haverá professores alfabetizadores dispostos a solucionar um problema grave e que julgam da responsabilidade das profesoras dos anos iniciais. Penso que propostas como a descrita em seu artigo, se praticadas de fato, resolveriam, não todo o problema, mas boa parte dele. Pena que a maioria dos professores que atuam na rede pública de ensino não demonstram interesse algum. Em muitos deles falta o essencial: compromisso e responsabilidade. Em 10 anos de magistério, nunca vi uma professora dos anos iniciais da escola em que trabalho propor um projeto de alfabetização para TENTAR solucionar o problema de seus alunos.

    Acho que falei demais... além disso tudo, gostaria de te perguntar como faço para submeter um artigo meu para ser avaliado pela revista Linguagens e Diálogos. Quais são as normas de publicação? Em que modelo de arquivo eu envio o texto? Será que você pode me ajudar?

    Obrigada e abraço fraterno...

    ResponderExcluir
  2. Oi,Juliana:
    conheço bem seus questionamentos.De tanto encontrar problemas no ensino fundamental II e no ensino médio, resolvi trabalhar também com alfabetização, para ver se encontrava a resposta para tanto problema.Encontrei os mesmos que você: professores desmotivados e sem base teórica sobre leitura e escrita.Tenho tentado dar a minha contribuição e este blog é uma das estratégias.

    Quanto à publicação na revista, clique no link para o site da Revista, que já tem uma chamada para submissão de artigos para o próximo número.

    Abs e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Jorge:
    obrigada pelo comentário e pela visita.Volte sempre!!
    Abs

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...