quinta-feira, setembro 17, 2009

Arte, História e Tics

Unir Arte e ensino de História, deveria ser uma atividade normal em projetos escolares, já que a Arte sempre reflete um contexto histórico.E aliar estes conteúdos ao uso da Tecnologias está se tornando mais fácil, pela disponibilização de recursos na Web.

Neste período em que se discute, apresenta-se novas visões sobre a Segunda Guerra Mundial,(como estas, apresentadas pelo NatGeo Brasil), o trabalho da artista ucraniana Kseniya Simonova,apresentado em um programa de televisão, usando uma caixa de luz, areia para pintura e reproduzindo a invasão alemão na Ucrânia, é um ótimo recurso para demonstrar aos alunos como a arte se relaciona com a História.Claro que é preciso fazer um trabalho interdisciplinar.Clique para assistir o vídeo e se emocionar.



Ainda relacionando os acontecimentos da guerra e a ideologia dominante no período, está na programação dos cinemas o filme a Onda (cujo livro fez muito sucesso nos anos 80), que mostra o trabalho desenvolvido por um professor para demonstrar como o nazismo pode convencer tanta gente E serve,pricipalmente, para mostrar a importância das ideologias que passamos a nossos alunos.

Leia sobre o filme, neste site.Conheça o professor neste link e assista ao trailer do filme no You Tube. E, se tiver oportunidade não deixe de assistir o filme, para descobrir como pode ser assustador o que podemos fazer com nossos alunos, e, até mesmo, analisar as ideologias que outros educadores podem tentar nos passar.

2 comentários:

  1. Oi Fátima, tudo bem?
    Assisti ao filme "A onda" quando estava na Faculdade.
    Realmente o papel do educador é muito importante, pois ele tem o poder transformador em suas mãos.
    Foi muito pertinente sua colocação.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, muito dez seu blog,fico feliz em saber que existe tantas pessoas interessadas em passar cultura, mas pena que poucos se interessam. Parabens!!!
    Jean - Informática
    Paul Harris

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...