domingo, agosto 09, 2009

ler e usar 4 ou Sobre a Gripe

Retornando às aulas, após o adiamento por causa da Nova Gripe, realizamos um planejamento que será utilizado nas próximas semanas, de forma interdisciplinar e que utiliza diferentes recursos.

A Revista Superinteressante, do mês de agosto, (nas bancas) trouxe um reportagem bastante completa sobre Vírus e Bactérias. Ótimo texto para o trabalho com alunos das séries finais do ensino fundamental e indipensável para o trabalho interdisciplinar no ensino médio.

Se ainda houver dúvidas sobre a Nova Gripe (e ainda existem muitas) elas podem ser melhor esclarecidas, neste link.

A Folhinha de São Paulo trouxe no sábado, dia 8, um texto informativo para a garotada com ótimas ilustrações. Clique nas ilustrações para melhor visualizar. Se preferir, imprima e espalhe pela escola.





E o vídeo, abaixo, mostra como ocorre o processo de contaminação.Bom para usar nas aulas de informática educativa, após a leitura dos textos acima.Se tiver um microscópio na escola, use-o após assistirem o vídeo, para mostrar aos alunos o que pode ser encontrado nas mãos deles.


Atualizando: A Conceição deixou alguns links ótimos sobre o assunto, aí nos comentários.Não deixe de conferir.

6 comentários:

  1. Oi Fátima
    Muito oportuno!
    Gostaria de sugerir aqui, como complemento às suas indicações para aqueles que forem trabalhar dados quantitativos sobre a gripe, o site http://www.gripnet.com.br/about_AH1N1/.
    Sou uma pessoa que entende melhor certas coisas quando existem figurinhas (he he he), principalmente se forem na forma de diversos tipos de gráficos, e encontrei material vasto ali.
    E para reforçar a necessidade de hábitos simples de higiene, o artigo do doutor, em http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/infeccoes.asp
    Espero ter contribuído.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi,Conceição:
    obrigada pelas dicas.Já atualizei na postagem.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas Fátima! Sem dúvida temos que iniciar as aulas com este assunto e para os menores o material da Folhinha é excelente!

    ResponderExcluir
  4. Fétima, vou usar com emus pequenos. Obigada pela dica. BJ!

    ResponderExcluir
  5. Brilhante postagem!
    São atitudes dessa maneira que me deixa feliz em ser professor. Somos abençoados com uma grande criatividade, prova disso é sua contextualização...

    Nossos alunos precisam perceber que a escola faz parte do mundo, e eles estão no mesmo mundo, e apagar a idéia de que na escola se aprende, na rua se brinca.

    A contextualização veem em nosso favor.


    abração


    visite-nos

    ResponderExcluir
  6. Olá Fátima... estamos no curso sobre o uso do blog na educação na Sociesc e achamos muito interessante esse vídeo sobre "A Gripe"... vamos divulgá-lo nas nossas escolas!!! Até mais!!!

    Milena Voss
    E. M. Cel. Alire Carneiro

    Mirian Voss
    E. M. Profª Isabel Silveira Machado

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...