quarta-feira, julho 01, 2009

O Currículo no Ensino Médio

Aprovada, ontem, pelo CNE, as mudanças nos conteúdos curriculares do Ensino Médio.
Interessante, é que esta é uma proposta que já apresentada pela LDB, há alguns anos e que não traz novidade alguma, para as escolas que já trabalham por projetos, integrando os conteúdos e, claro, priorizando a leitura em diferentes gêneros/suportes.

Estranho é que precise uma lei para regulamentar isto (como se interdisciplinariedade e leitura não fizessem parte da vida fora da escola)e que haja muito professor preocupado sem saber como vai fazer. Para estes professores só posso recomendar um coisa: leiam, informem-se, sejam mediadores de conhecimentos/aprendizagens com seus alunos.

Para saber mais sobre o assunto consulte a notícia no site do G1, leia a LDB e consulte os parâmetros para o Ensino Médio.

4 comentários:

  1. "leiam, informem-se, sejam mediadores de conhecimentos/aprendizagens com seus alunos", Fátima, lamentavelmente, existem professores que não sabem ler, interpretar, discutir, não acredito que uma mera lei possa modificar o quadro...tomara, mas não acredito, muitos continuarão fingindo que ensinam! abçs :)

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  2. Vou consultar, obrigada por nos informar!

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  3. Oi Fátima
    Li sua mensagem na lista e gostaria de levantar uma questão em função dos desacertos que estamos enfrentando para levar adiante o plano de ação que pensamos para a EJA: projetos interdisciplinares não necessitariam que os professores pudessem se reunir para detalhá-los ou propor soluções para as dificuldades encontradas? Acho que isto é fundamental em qualquer proposta coletiva, mas nem sempre esta disponibilidade de tempos para reuniões são realidade nas escolas...
    Também concordo que a regulamentação não mudará o quadro caso não haja mudanças estruturais que apoiem e favoreçam o trabalho efetivamente conjunto. As ferramentas online permitiriam uma maior integração da equipe, se os professores estiverem familiarizados com elas... mas até onde iria a sua disponibilidade (dentre os 2 ou 3 turnos de trabalho)para fazer este "horário extra"? Aqueles que utilizamos as ferramentas tecnológicas sabemos que em muitos casos elas vêm para acrescentar também mais trabalho...

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  4. Conceição:
    Obrigada pelo comentário.
    Vamos lá:professores precisam ser unir sim, para elaborar propostas.E isto é claro, tem que ser definido quando se faz o calendário escolar.Se o calendário ao invés de 200 dias tiver 204, com pelo menos 1 dia em cada bimestre para as atividades de planejamento, já é mais que suficiente. O problema é que tem gente que só trabalha 200 dias e ponto.Durante o resto do ano as reuniões pedagógicas, que são obrigatórias no calendário, podem ter um horário específico para a discussão séria sobre o planejamento e avaliação dos trabalhos.

    Acréscimo de trabalho quando se usa as Tics? Discordo de vc.Qualquer coisa no desenvolvimento do trabalho de professor consciente, dá muuuuuito trabalho.Até para quem só usa livro didático é preciso chegar em casa e pelo menos dar um lida no que pretende trabalhar no dia seguinte.Este é um chamamento que tenho lido na rede, convocando professores sob a alegação de que vai aumentar o trabalho.E por incrível que pareça é feita por gente que só tem como material didático a bola e o apito :(
    Sabe o que eu penso sobre este tipo de alegação? professor que não quer ter trabalho não deveria estar na profissão. Porque ela á árdua, paga pouca e não tem reconhecimento. Acho que todo mundo sabe disto antes de entrar, entra pra ficar reclamando e prestando desserviço ao aluno, principalmente ao de escola pública.
    Além disto, acho que falta muita informação aoa professor.Infelizmente, ainda temos um monte de professores que não lê jornal, que só entra na Net prá papear no orkut, prá mandar mensagens sem pé nem cabeça ou pra se exibir.

    Desculpe se fui um pouco ríspida, mas é que discursos do tipo : é difícil, não dá, não tem como, me deixam profundamente irritada.

    Abs

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